Teatro Viagem & Passeios

Férias de Julho no Sesc Santo Amaro

27 de junho de 2018

Espetáculos de teatro, de dança, oficinas, contação de histórias e vivências compõem a programação da unidade nas férias de julho

O calendário das férias no Sesc Santo Amaro começa já no dia 1º de julho com muitas atividades gratuitas voltadas ao público infantil e adolescente.  A unidade vai oferecer aos seus pequenos e grandes frequentadores nove oficinas em diversas áreas, dois espetáculos de teatro, um de dança, duas vivências e seis contações de história.

As oficinas oferecidas vão desde a criação de uma HQ com o famoso boneco palito, ministrada pelo artista Márcio Sno até a construção de instrumentos a partir de materiais reciclados e do cotidiano, com o Coletivo ReconstruSom, passando pela fotopintura – a pintura sobre fotografias – uma técnica que antecedeu a fotografia colorida, ministrada por Emerson de Souza. Outras aulas, como a de produção de um cavalinho de pau, com Paulo Farah, mostram o brinquedo tradicional feito com materiais e técnicas simples, mas que continuam a encantar os pequenos ainda hoje.

“O Diário de Pilar na Grécia”, com Cia. do Mar e “Gulliver, um gigante diferente”, com Cia. Teatral Tertúlia, são os dois espetáculos de teatro que estreiam no Sesc Santo Amaro no mês de julho, com apresentações às quintas, sextas, domingos e no feriado. No sábado, dia 28, é a vez da Vivá Cia. de Dança com seu “Pé de Cachimbo”coreografia de dança contemporânea inspirada na cultura popular brasileira.

As contações de história são realizadas pelas companhias Prana de Teatro e a Palavras Andantes, sempre no Espaço do Brincar em todos os sábados de julho, às 14h, e também no feriado do dia 9.Caça ao Tesouro: Uma Viagem pelas Artes e Bolhas de Sabão Geométricas são as duas vivências do mês de férias na unidade. A primeira propõe ao participante uma interação com o acervo de artes do Sesc Santo Amaro, num jogo de pistas, buscas e caça ao tesouro, a segunda traz a ludicidade das bolhas de sabão em formas geométricas, confeccionadas de canudos articulados e estruturadas com arames e palitos.

Programação:

 Tecnologias e Artes 

OFICINA Fazendo HQ com Boneco Palito com Márcio Sno

A maioria das pessoas não fazem HQ com medo de não fazer “certo” ou “perfeito”. Por outro lado, qualquer um consegue desenhar o famoso boneco palito. Os participantes aprenderão técnicas simples de expressões faciais dos personagens, demonstrando seus sentimentos e sensações. Não trata-se de uma oficina para ensinar a desenhar, mas para estimular a criatividade.
Márcio Sno edita zines há 25 anos. É diretor do documentário “Fanzineiros do Século Passado”, autor do livro “O Universo Paralelo dos Zines”, idealizou e ilustrou o livro “Haicobra”. Coordena oficinas de zines, quadrinhos e brinquedos de papel. A partir de 2015 intensificou a produção de zines e microzines e já perdeu a conta de quantos criou desde então. Criador do personagem Encostinho.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes | Livre | Grátis 
01/07. Domingo, das 14h às 16h

OFICINA Fotopintura com Emerson Souza

A oficina propõe fazer um resgate contemporâneo da fotopintura por meio da experimentação da pintura sobre fotografias, técnica que antecedeu a fotografia colorida. Emerson de Souza pesquisa e desenvolve trabalhos fotográficos, utilizando os processos históricos e artesanais das técnicas como recurso pedagógico.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes | Livre | Grátis
07 a 28/07. Sábados, das 15h às 17h

OFICINA Jardim Azul: Cianotipia para crianças com Emerson de Souza

A oficina propõe ensinar as crianças de forma lúdica a produzir imagens utilizando uns dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel: Cianotipia. Uma oportunidade para que as crianças possam vivenciar na prática a experiência de produzir cópias de contato, por meio de coleta de amostras de folhas e flores para produzir imagens, com vasta gama de tons azuis.
Emerson de Souza pesquisa e desenvolve trabalhos fotográficos, utilizando os processos históricos e artesanais das técnicas como recurso pedagógico.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes | Livre | Grátis
08 a 29/07. Domingos, das 14h às 16h | Exceto dia 15/7

OFICINA Juntos no Som com Coletivo ReconstruSom

Os encontros visam construir instrumentos a partir de materiais reciclados e do cotidiano, trazendo um novo olhar sobre a presença da música e das sonoridades na sociedade. Em 2016 nasce o Coletivo ReconstruSom e a oportunidade de conhecer e interagir com famílias na Ocupação Douglas Rodrigues, ao realizarem a primeira intervenção de Musicoterapia, após incêndio que atingiu centenas de famílias. Idealizaram e realizam projetos com crianças na comunidade, trabalhando com arte e música regularmente. O Coletivo é formado por 7 Musicoterapeutas e conta com a colaboração de profissionais da área audiovisual responsáveis por criar registros videográficos de todo o trabalho.
Local: Praça Coberta | Livre | Grátis
03 a 31/07. Terças, das 14h às 16h | Exceto dia 10/7
06/07 a 03/08. Sextas, das 15h30 às 17h30

 TEATRO INFANTIL  

Espetáculo O Diário de Pilar na Grécia com Cia. do Mar

Pilar ganha uma rede mágica de seu avô. Essa rede leva Pilar até a Grécia aonde ela conhece vários deuses como o Rei Midas, Dionísio, Orfeu, Hércules e Helena. Pilar convence Pégaso, o cavalo alado, a levá-la até o Olimpo para falar com Zeus.
Local: Praça Coberta | Livre | Grátis
01 a 08/07. Domingo, das 16h às 17h
09/07 (feriado). Segunda, das 16h às 17h
19 a 20/07. Quinta e sexta, das 10h às 11h
22/07. Domingo, das 16h às 17h

Espetáculo Gulliver, um gigante diferente com Cia. Teatral Tertúlia

Com nome de gigante, Gulliver é um gato diferente. Gatos gostam de comer peixes, pássaros e ratos. Gulliver, sem deixar de ser gato, não gosta. Sente um reboliço na barriga só de se imaginar comendo essas coisas. Todos querem que ele mude, não aceitam seu jeito de ser, então ele fica triste e sozinho tentando entender o que há de errado. Mas o que Gulliver não sabe é que a solução para tudo isso pode estar mais perto do que ele imagina.
Local: Praça Coberta | Livre | Grátis
15/07. Domingo, das 16h às 17h
29/07. Domingo, das 17h às 18h

 Dança 

Espetáculo PÉ DE CACHIMBO Com Vivá Cia. de Dança

Espetáculo de dança contemporânea inspirado na cultura popular brasileira, interage com o público por meio de jogos e brincadeiras populares, retratando lendas e mitos do folclore brasileiro com o intuito de fomentar a percepção criativa do espectador de uma forma externa e expressiva. 
Direção de Carlos Fontinelle.
Local: Praça Coberta | Livre | Grátis
28/07. Sábado, das 17h às 18h 

 Artes visuais 

OFICINA Crie Seus Monstros

Oficina de criação de monstros de feltro para crianças. Com Diana Marques Cruz, Juliana Góis e Felipe Vieira de Paula, educadores do programa Curumim.
Atividade voltada ao público com idade até 17 anos.
Local: Oficina | Livre | Grátis
03/07. Terça, das 16h às 17h
03 a 06/07. Terça a sexta, das 11h às 12h
04 a 06/07. Quarta a sexta, das 14h30 às 15h30
11 a 13/07. Quarta a sexta, das 11h às 12h e das 14h30 às 15h30
24/07. Terça, das 16h às 17h
25 a 27/07. Quarta a sexta, das 11h às 12h e das 14h30 às 15h30

OFICINA String Art: Criação de Formas (foto)

String Art é a criação de formas por meio de fios usando uma base de madeira e pregos, sua disposição conduz o entrelaçado dos fios trazendo efeitos com as linhas surgindo formas em sua conclusão. A proposta tem relação com a exposição “Trapézio”. Com a equipe educativa da exposição Trapézio, de Luiz Hermano.
Local: Espaço das Artes | Livre | Grátis
04/07. Quarta, das 14h às 16h

VIVÊNCIA Caça ao Tesouro: Uma Viagem pelas Artes

A brincadeira propõe explorar e descobrir o acervo de artes do Sesc Santo Amaro. Mas, para tanto, será necessário encontrar as pistas que desvendarão obras e artistas, um a um. Cada pista levará a próxima pista de forma lúdica e única, até que os participantes descubram o tesouro a ser encontrado.
Com a equipe educativa da exposição Trapézio, de Luiz Hermano.
Local: Espaço das Artes | Livre | Grátis
08 a 29/07. Domingos, das 14h às 15h

OFICINA Cavalinho de Pau

Construção de cavalinho de pau, brinquedo tradicional feito com materiais e técnicas simples. Paulo Farah é artista, com vinte anos de experiência como arte educador. É ator, cenógrafo, diretor e bonequeiro. Com Paulo Farah

Local: Oficina | Livre | Grátis
11 a 14/07. Quarta a sábado, das 12h às 14h

VIVÊNCIA Bolhas de Sabão Geométricas 

A brincadeira das bolhas de sabão, que a todos encanta e diverte, parte das formas geométricas, confeccionadas de canudos articulados e estruturadas com arames e palitos. 
Com a equipe educativa da exposição Trapézio, de Luiz Hermano.
Atividade voltada para crianças com até 12 anos.
Livre | Grátis
08 a 29/07. Domingos, das 15h às 15h30

 Artes visuais 

OFICINA Tangran: Criando Formas Geométricas

O Tangran é um quebra cabeça quadrado dividido em 7 peças geométricas, que possibilita a montagem de inúmeras combinações de imagens como bichos, objetos e pessoas. A intenção da oficina é mostrar como as formas geométricas estão presentes no nosso cotidiano e as possibilidades de criação.
Com a equipe educativa da exposição Trapézio, de Luiz Hermano.
Local: Espaço das Artes | Livre | Grátis
11/07. Quarta, das 14h às 16h

OFICINA Mosaico: Despertando o Fazer Artístico

A oficina tem como objetivo apresentar as formas geométricas e suas diferentes aplicações no cotidiano, especificamente nas artes. Confecção de mosaicos a partir da junção de formas geométricas numa experiência que potencializa a sensibilidade de olhar e do fazer artístico.
Com a equipe educativa da exposição Trapézio, de Luiz Hermano.
Local: Espaço das Artes | Livre | Grátis
25/07. Quarta, das 14h às 16h

Literatura 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS JOCA, O BOBOCA E O GRIFO com a Cia. Prana de Teatro

Todos acham que Joca, o terceiro filho de um camponês, é um sujeito bem boboca. Mas muitas coisas incríveis acontecem na história e o rei percebe que Joca de bobo não tem nada!
Local: Espaço de Brincar | Livre | Grátis
21/07. Sábado, das 14h às 15h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PSIU! O REI ESTÁ DESCANSANDO & O BOBO DA CORTE com Cia Prana de Teatro

Narrativa de dois contos sobre a esperteza de um bobo da corte e a amizade de um rei com a menina Coralina.
Local: Espaço de Brincar | Livre | Grátis
07/07. Sábado, das 14h às 15h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CREDO EM CRUZ! SERES FANTÁSTICOS DO FOLCLORE BRASILEIRO com Cia. Palavras Andantes

Roda de histórias que invoca personagens e visagens tradicionais do folclore brasileiro, por meio de lendas como o Saci Pererê, o Lobisomem e a Matinta Pereira, além de músicas que apresentam esse universo.
Local: Espaço de Brincar | Livre | Grátis
09/07. Segunda, das 14h às 15h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS O VALENTE MEIO FRANGO com Cia Prana de Teatro

Como um frango cortado ao meio pode ser o herói de uma história e viver aventuras ao lado de uma raposa, de um enxame de abelhas e de um rio bem comprido? Conheça esse valente e maluco personagem!
Local: Espaço de Brincar | Livre | Grátis
14/07. Sábado, das 14h às 15h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS A RAINHA ADELAIDE com Cia Prana de Teatro

A rainha Adelaide precisava partir de seu reino levando a coisa que mais amava no mundo. O que será que ela levou?

Local: Espaço de Brincar | Livre | Grátis     

28/07. Sábado, das 14h às 15h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NINGUÉM SEGURA O SACI PERERÊ! com Cia. Palavras Andantes

Um boneco Saci, que sai pulando e fazendo peraltices, interagindo diretamente com o público convidando-os a dançar, brincar e vivenciar muitas travessuras.
Local: Espaço de Brincar | Livre | Grátis
09/07. Segunda, das 14h50 às 15h50

SESC SANTO AMARO

  • Bilheteria e horário da unidade: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
  • Endereço: Rua Amador Bueno, 505. | Acessibilidade: universal.
  • Estacionamento da unidade: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (Credencial Plena); R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional (outros).
  • Disponibilidade: 158 vagas para carros e 36 para motos. A unidade possui bicicletário gratuito.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: