Decoração & Design

8 Dicas para cozinha americana

23 de julho de 2019

A cozinha americana chama a atenção de quem tem interesse em integrar alguns ambientes da casa.

cozinha

Quem está em busca de casas ou apartamentos à venda já começa a pensar em como gostaria de decorar seu novo lar. A verdade é que, cada vez mais, as pessoas preferem espaços menores, mais funcionais, que atendam às suas necessidades.

Tanto isso é real que podemos dizer que as cozinhas americanas têm caído no gosto do público. A ideia de ter uma sala junto com este outro cômodo da casa parece muito mais prática do que manter aquela linha tradicional cozinha, sala de estar e sala de jantar.

Vantagens de ter uma cozinha americana

Apesar de ser o sonho de quase todas as pessoas poder integrar a cozinha americana em suas casas ou apartamentos, muitos consideram o projeto bonito e nem imaginam que existem várias vantagens, como:

  • Facilita a dinâmica da casa

Como sala e cozinha são uma só, fica muito mais fácil fazer as refeições e ao mesmo tempo assistir a TV, por exemplo. Sem contar que há uma maior interação entre todos os moradores.

  • Praticidade e conforto

A cozinha americana geralmente é planejada para receber móveis sob medida, o que torna melhor o aproveitamento do espaço da casa. Com isso, todos os moradores ganham mais conforto e praticidade em seu dia a dia.

  • Aumento do espaço

Útil principalmente em casas ou apartamentos menores, este tipo de projeto vai aumentar o espaço disponível na casa. Ao invés de ter apenas uma sala ou cozinha minúscula, você tem um único cômodo integrado que aproveita melhor os dois espaços.

  • Aumento da luminosidade

Devido a integração dos espaços – e do uso dos móveis planejados – há ganho de luminosidade em uma cozinha americana. Principalmente quando se fala da iluminação natural, pois você terá as janelas da sala – ou a sacada – iluminando também a cozinha.

Você está pensando em ter uma cozinha americana em casa? Veja algumas dicas que vão ajudar na escolha e deixam o cômodo do jeito que você sempre sonhou:

1- Veja se há espaço para o balcão ou ilha

Uma das principais características da cozinha americana é o balcão – que divide este cômodo e a sala da casa ou uma ilha, que vai funcionar como mesa e armário. O principal é que tudo se encaixe sem parecer apertado demais.

Se você vive em casa em condomínio fechado, consulte o síndico sobre a possibilidade de obras e um engenheiro, principalmente se for necessário derrubar paredes para incluir a ilha ou balcão.

2- Alvenaria é mais interessante

Se houver espaço para o balcão, aposte em fazê-lo de alvenaria, material que dá um toque mais chique e até receptivo a este cômodo da casa. Neste caso, o balcão vai servir para preparar a comida e até para refeições mais rápidas. Você nem precisa investir nas banquetas, se não achar necessário.

Além de ser mais higiênico que os balcões e madeira, é também uma opção mais eficiente e econômica. Então, quem deseja muito ter a cozinha americana, mas não tem tanto dinheiro para investir pode apostar no balcão de alvenaria. E, o melhor, é que ele nem precisa ser tão comprido.

3- Pia, balcão e mesa

Lembre-se que a principal ideia do projeto é integrar. Então que tal deixar o fogão e a geladeira em uma parte do cômodo e investir em uma ilha que une pia, balcão e mesa. Há também um armário, logo abaixo da pia, para guardar alguns utensílios.

É um projeto interessante para casas um pouco maiores e vai manter a sala de jantar junto com a cozinha. A mesa maior vai estar presente, mas será utilizada apenas em ocasiões especiais. De resto, as refeições do dia a dia são feitas na mesinha da ilha, integrada com armários e a pia.

4- Saiba aproveitar os espaços

Uma parede a menos significa menos espaço para armários. No entanto, não se preocupe, basta saber aproveitar os espaços. Ao invés de guardar objetos no alto, como você faria em uma cozinha planejada, a ideia é aproveitar armários de chão.

Além disso, outra dica importante é a ilha ou balcão que você escolheu para sua cozinha americana. Gavetas e até pequenos armários que se encaixam neste móvel já vão ajudar você a aproveitar melhor o cômodo.

5- Armários pré-fabricados para economizar

Para muitas pessoas cozinha americana é um indício de cozinha planejada, ou seja, todos os móveis vão se feitos sob medida. No entanto, nem sempre você tem todo esse dinheiro para investir em um primeiro momento.

Isso significa dizer que vai ter que abrir mão da cozinha tão sonhada? Não, mas pode investir nos armários pré-fabricados. Assim você economiza no projeto e ainda escolhe algo que combina com o ambiente da casa.

O único detalhe é que você vai ter que pesquisar mais, até encontrar algo que se encaixe direitinho nos espaços disponíveis. Inclusive, uma dica extra: quem tem casa ou apartamento muito pequeno deve evitar esta alternativa e ficar com os móveis planejados.

6- Exaustor ou coifa

Vista como uma das desvantagens da cozinha americana está a facilidade do cheiro de alimentos se espalhar pela casa toda. E isso se torna ainda mais complicado nos casos de quem faz bastante frituras.

Uma solução – e, também, um item indispensável – é ter um exaustor ou coifa, que vai evitar que, durante a preparação das refeições, o cheiro dos alimentos chegue a outros cômodos da casa ou incomode quem está na sala.

7- Decoração integrada

Você não vai ter uma cozinha e uma sala separadas, os dois cômodos serão um só. Isso significa dizer que você precisa pensar em uma decoração integrada, que combine com ambos os espaços. Os móveis combinando é uma sugestão, mas não precisa ficar restrito a isso.

Eletrodomésticos, plantas, prateleiras prontas, vasinhos, xícaras e até as luminárias funcionam bem como itens decorativos da cozinha americana e dão um ar todo especial ao lugar.

8- Banquetas no lugar das cadeiras

O balcão ou ilha, com certeza, será parte da sua escolha para a cozinha americana. Porém, é preciso pensar nos assentos e as cadeiras não são uma boa escolha, por serem mais baixas.

Aposte nas banquetas e deixe as cadeiras para a mesa – caso tenha decidido mantê-la na sala.

A cozinha americana parece ficar sensacional em qualquer casa ou apartamento, não concorda? Agora é só você decidir como vai ser a sua!

Leia também 12 cozinhas minúsculas e charmosas para inspirar você

Imagem: https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/cozinha-americana-conheca-quatro-beneficios-dessa-tendencia

 

 

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: