FESTAS

Aniversário infantil – 10 dicas para organizar uma festa

25 de outubro de 2019

Aniversário infantil

Imagem Pixabay

Organizar uma festa por conta própria para crianças pequenas pode acabar dando um trabalhão e virar um grande estresse. Tem gente que, por causa disso, opta por fazer em bufês, onde todos os detalhes já são pensados e basta só chegar lá na hora certa e pagar (bastante!).

Agora, se você é da turma que tem tempo e disposição para fazer você mesma a comemoração de aniversário do filho e só quer planejar tudo direitinho, oferecemos a seguir 10 ideias para economizar tempo, dinheiro e dor de cabeça.

1. Fique por perto

Faça a festa no salão do seu próprio prédio ou em sua casa para facilitar o leva e traz de coisas, que será intenso. Já pensou quantas vezes você não vai precisar entrar no carro para levar mantimentos, decoração e utensílios se resolver fazer a comemoração no quintal da casa da sua mãe ou no lindo salão da comadre?

Aniversário infantil

Imagem Pixabay

2. Enxugue a lista de convidados

É natural achar que você tem que convidar Deus e o mundo para o aniversário do seu filho como forma de retribuição por tanto carinho e convites no passado. Porém, a realidade é que quanto maior o número de convidados mais cara a festa vai ficar. Para evitar perder a conta, delimite uma quantidade de pessoas logo no começo do seu planejamento e não ultrapasse essa linha. Considere que é uma festa de crianças, então convide mesmo só quem vai se entreter por três ou quatro horas em um ambiente de muita gritaria e confusão.

3. Ofereça petiscos fáceis de preparar

Comida é uma das partes mais importantes da festa, o que não quer dizer que você precisa oferecer um refeição completa para seus convidados. Lembre-se de que é uma comemoração de crianças, então concentre o menu naquilo que elas mais gostam: pizza, cachorro quente, batatinha, palitos de cenoura, quadradinhos de queijo, ovo de codorna, bolo, brigadeiro e sucos.

Aniversário infantil

Imagem Pixabay

4. Diversão clássica

Não pense que teatrinho, show de mágica ou número musical com personagens dos filmes vão prender mais a atenção das crianças do que as boas e velhas brincadeiras de roda, seu mestre mandou, caça ao tesouro ou esconde-esconde. Desde que haja algum adulto disposto a organizar os pequenos e a guiá-los na brincadeira, eles certamente vão se divertir até mais se tiverem a chance de correr bastante e interagir entre si.

5. “Contrate” alguém da família

Se você não gosta muito de aparecer ou tem pouca paciência para entreter muitas crianças ao mesmo tempo, quem sabe entre seus familiares e conhecidos não exista alguém que adore fazer palhaçadas? Será que um de seus conhecidos não é bom malabarista ou tem mão firme para fazer tatuagens falsas e pinturas nos rostinhos das crianças?

Outra opção é pensar no personagem que seu filho mais ama, comprar ou alugar a fantasia e pedir para um adulto da família aparecer todo vestido a caráter no meio da festa. Já pensou que surpresa gostosa?

6. Mande os convites por e-mail ou rede social

Convites de papel custam caro e levam mais tempo para ser individualmente endereçados. Em vez disso, opte por um convite virtual, escolhendo entre os inúmeros fundos e fotos gratuitamente disponíveis na Internet ou compondo seu próprio texto e imagem.

7. Invista em pratos coloridos

Imagine só quantas festas ainda estão por vir? Diante disso, o melhor é comprar pratos, copos e utensílios descartáveis em quantidade maior, direto de distribuidores ou lojas especializadas em festas, em vez de supermercados ou lojinhas de bairro. Se você comprar material todo colorido, e não de personagens específicos, poderá fazer diferentes combinações ao longo dos anos e encompridar bastante a vida dos produtos.

8. Monte lembrancinhas úteis

Uma das maiores fontes de desperdício de dinheiro nas festas são aquelas lembrancinhas de brinquedos baratos e praticamente descartáveis. Tente algo diferente. Você pode, por exemplo, comprar caixas grandes de lápis de cor, giz de cera, tinta para pintar com os dedos, adesivos, carimbos e papel, e depois dividir tudo em saquinhos menores para montar um kit de arte para cada criança.

9. Encomende pelo boca a boca

Se você trabalha, não tem tempo ou não gosta de fazer os comes, faça uma boa pesquisa entre suas amigas e conhecidas para descobrir alguns nomes de pessoas que aceitem encomendas para festas, tenham preço justo e ótima qualidade de ingredientes. Você não precisa se prender a um profissional só para tudo, dos salgadinhos ao bolo e doces, mas leve em conta que costuma sair mais barato negociar vários produtos com um fornecedor só.

10. Faça a festa na escolinha

Crianças menores de 3 anos ainda não têm grande necessidade de mostrar seus brinquedos ou sua casa para os amigos, então por que não consultar a escola ou creche e fazer um bolinho por lá mesmo? Ele vai adorar ser o centro das atenções entre os amiguinhos da mesma idade e da professora. Pergunte se pode levar o bolo, alguns docinhos, suco e balões para enfeitar. Sai bem mais barato do que convidar a família inteira dos dois lados.

E depois, no fim do dia, você pode esticar a comemoração para os mais íntimos na sua casa, com mais um bolinho e os parabéns juntinho da mamãe e do papai.

Texto extraído do site: brasil.babycenter.com/

You Might Also Like

3 Comentários

  • Responder Amanda 18 de outubro de 2016 em 01:22

    Gostei.

  • Responder Aline 8 de dezembro de 2017 em 15:14

    Belas dicas
    Adorei.
    Temos um chalkboard de aniversário editável disponível para download em nosso site.
    Caso alguém queira pode estar baixando la.

  • Responder Ely Gouvea 19 de março de 2020 em 15:03

    Adorei as dicas, e parabéns pelo blog

  • Comente! Sua opinião é muito importante!