Decoração & Design

Curta-metragem: 3 dicas para repaginar pequenos apartamentos

12 de novembro de 2019

apartamentos

Imagem: Shutterstock

O Brasil é um país de proporções continentais: contabilizamos vastos 8.511.000 quilômetros quadrados de território. Mas isso não impede que algumas regiões sejam bem mais  populosas do que outras: atualmente formamos a quarta maior população urbana do mundo.

O resultado deste processo é a construção de mais prédios de apartamento para atender a crescente demanda por moradia nas grandes capitais e cidades espalhadas pelo país. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, os apartamentos já representam 13,8% de todas os 71 milhões de lares do país.

Por conta disso, a realidade do processo de verticalização urbana se dá com o surgimento de apartamentos cada vez mais reduzidos. Isso também acontece porque passamos por uma transformação nas estruturas familiares. Ainda de acordo com o IBGE, as famílias com quatro ou mais integrantes somam 33% dos brasileiros enquanto os 67% restantes compõem famílias menores.

O segmento da construção civil sabe disso e, considerando as variações de cada empreendimento, é comum que muitos apartamentos de 2 dormitórios estejam na casa entre os 20m² e 60m² (ou possam ser ainda menores).

Por isso, vale a pena conhecer algumas técnicas para aproveitar ao máximo a metragem desses lares compactos. Veja algumas considerações importantes na hora de reformar e decorar esses pequenos apartamentos. Confira!

Paredes

Não existe uma regra específica para as cores das paredes internas de um apartamento, mesmo que o senso geral convencione que o branco é a cor que mais agrega sensação de amplitude aos espaços fechados.

apartamentos

Imagem/Reprodução: casadasamigas.com

É possível arriscar uma paleta de tons claros e vivos ou mesmo uma parede de destaque com cores mais intensas e contrastantes, estampada com papéis de parede ou padrões geométricos.

Outro truque que realmente funciona para criar a sensação de espaços aumentados é a instalação de espelhos grandes. Além da ilusão de ótica, essas peças cada vez mais requintadas servem para decorar com bastante charme.

apartamentos

Imagem/Reprodução: Pinterest

Piso

Para não poluir visualmente o ambiente e criar uma atmosfera mais espaçosa, é importante optar por revestimentos e pisos lisos, sem estampas ou divisórias, capazes de criar uma unidade entre os espaços e cômodos.

apartamentos

Imagem/Reprodução: Pinterest

Além disso, o material também pode ser decisivo para climatizar e oferecer alguma proteção acústica ao apartamento. Nessa linha capaz de unir efeito estético e funcional, uma boa opção é o piso laminado, capaz de recriar texturas idênticas a diferentes tonalidade de madeiras, pedras e até cimento queimado.

Imagem/Reprodução: Pinterest

Este tipo de revestimento de aspecto inteiriço também cria uma base mais homogênea para receber tapetes, peças decorativas ou móveis de cores mais intensas e padrões de estampa detalhados.

Mobília multifuncional

Quando o assunto são os móveis para um apartamento pequeno, é preciso redobrar a atenção não apenas às dimensões de cada peça, mas também à sua funcionalidade.

Imagem/Reprodução: Pinterest

Aposte em móveis multifuncionais e retráteis que, apesar de demandarem um pouco mais de investimento do que um mobília tradicional, podem servir como dois ou mais espaços diferentes.

Aposte em móveis dobráveis, retráteis, prateleiras e peças que podem ser facilmente recolhidas quando não estiverem em uso.

Imagem/Reprodução: Pinterest

Se há crianças na apartamento, as chamadas camas suspensas criam um ambiente funcional e divertido, com opções muito mais modernas do que as antigas beliches. Alguns modelos contam com uma escrivaninha acoplada para os estudos e nichos para guardar brinquedos e roupas.

Imagem/Reprodução: Pinterest

Gostou?

Leia também Apartamentos compactos: 5 dicas para organização do lar

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: