Decoração & Design

Dicas para preparar o quarto do bebê

23 de junho de 2016

Uma das coisas mais gostosas da gravidez é preparar o quarto do bebe. A gente se realiza pensando em cada detalhe, em cada  parte que será o cantinho do futuro bebezinho que precisa se sentir seguro e confortável. E quando se trata da primeira gravidez então, essa tarefa se torna mais que especial. Viramos leitoras assíduas de revistas de decoração, sites especializados, andamos de loja em loja a procura do quarto perfeito. Só que esta inexperiência pode nos pregar boas peças. A primeira é sair comprando o que é desnecessário ou usar o pouco do recurso que se tem comprando itens errados. Por isso, relacionamos  algumas dicas que vai ajudar muito na hora de decorar o quarto do bebê. São dicas que além de práticas não pesam tanto no orçamento.

Escolha o tema/cores

 A primeira coisa a saber antes de pensar na decoração é qual tema você quer no quarto do seu filho. Isso independente do sexo do bebê.

parede2_quarto (1)

Foto Pinterest

Determinar o tema para o quarto ajuda a torna-lo mais personalizado e também ajuda a pensar nos itens que deverão compor o ambiente. Se não optar por nenhum tema, pense nas cores que devem trazer praticidade, organização e, claro, beleza ao quarto. Escolher cores adequadas pode contribuir inclusive com mais iluminosidade ou fazer com que o espaço pequeno pareça maior. Lembre-se que a pintura da parede deve ser segura e não tóxica. Não podendo conter chumbo nem substâncias nocivas que possam causar males à criança.

Objetos 

Se você escolheu um tema, pode escolher alguns objetos decorativos que combinem. Se o tema é áfrica, poderá ter uns bichinhos simbolizando os animais. Se o tema é princesa, pode escolher algumas bonecas para decorar. Mas se a opção não foi por tema algum, os pais podem optar por objetos como livros, caixas, enfeites, enfim, itens que são especiais para a família.

objeto_quarto_bebe

Foto Pinterest

bichinhos

Foto Pinterest

Cortinas

Avalie bem antes de comprar este item. Opte por cortinas que não possuam forros pois além delas acumularem menos poeira e assim gerarem menos alergia, são fáceis de lavar e secar. Os melhores tecidos são gorgurinho, voal e algodão.

cortinas_quarto_bebe

Foto Pinterest

Tapetes

Para facilitar na limpeza, que deve ser feita constantemente, o ideal são os tapetes mais duros ou com pelos curtos. Mas se a intenção é decorar com tapete mais felpudo, opte pelas fibras sintéticas que diminuem a chance de desencadear na criança reações alérgicas. Os tapetes de EVA são excelentes opções.

tapete

Foto Pinterest

Móveis

Agora vamos para a parte mais gostosa da decoração que é a escolha dos móveis. E tem tanta opção né? Mas antes de decidir os tipos de móveis e sair comprando veja primeiro se há algum móvel a ser herdado de alguém da família ou amigo, assim você economiza um dinheirinho.

Mas quais moveis são essenciais? Vamos à eles:

Berço

Este móvel sem dúvida é o mais importante do quarto. Será o lugar que seu bebezinho passará a maior parte do tempo e poderá ser usado até dois anos. Depois desta idade a criança já pode dormir numa cama ou minicama. Click aqui e veja opções de mini-cama

A escolha dever seguir os padrões de segurança do Inmetro para que não represente nenhum risco para seu filho como a distância entre as grades, por exemplo, tem que ter no mínimo 4,5 cm e no máximo 6,5 cm, assim não há perigo de que a cabecinha, ombros ou mãos dele possam ficar presas. Se tiver rodinhas móveis, pelo menos duas delas têm que ser fixas ou conter travas. O espaço entre o estrado e a lateral do berço não deve ultrapassar 2,5 cm, e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6 cm, para também evitar que braços e pernas possam ficar presos. Se alguma das partes do berço for feita de tela, os buraquinhos têm que ter no máximo 7 mm, para não haver chance de os dedinhos do bebê passarem por eles.

O berço precisa ter uma base de altura ajustável para ser alterado de acordo com o crescimento do bebê. Clique aqui e veja opções de berços.

0001771__1_B_ND-600x600

Berço R3055 Multifuncional

Cômoda

Guardar as roupinhas e outros objetos do bebê em gavetas é bastante prático, por isso as cômodas são bastante funcionais.Opte por uma que tenha altura confortável e espaço suficiente para colocar o trocador, kit de higiene e claro, guardar as roupinhas e calçados dos bebes

Quanto ao trocador procure comprar um de tecido plastificado ou forro lavável, pois xixis e cocôs podem escapar na hora da troca.Se atentar para não comparar um material que possa deslizar sob a cômoda, pois é risco de acidentes para o bebê. Clique aqui e veja as opções de cômodas

 

comoda_marabras (1)

Cômoda Favo de Mel – Henn

Guarda-Roupas

Se tiver espaço no quarto este item é indispensável para manter tudo organizado. Diferente da cômoda, nele você pode guardar as roupinhas maiores, pacotes de fraldas e lenços umedecidos, cobertores, enfim, tudo aquilo que não couber na cômoda. Clique aqui e veja opções de guarda-roupas.

Untitled-design-1-600x600

Guarda-roupa arco-íris 2 portas e 2 gavetas – rodial

Poltrona de amamentação

Engana-se muito quem pense que a poltrona de amamentação é só mais um móvel do quarto. Especialmente nos primeiros meses, bebês e mamães passarão bastante tempo do dia, da noite e das madrugadas em cima da poltrona de amamentação. A poltrona ajuda a mãe a sentar corretamente e com muito conforto, sempre na posição certa para que o leite flua melhor e o bebê mame com facilidade sem que fique com dor nas costas. Clique aqui e veja opções de Poltrona.

comoda1

 

Gostou das dicas? Então confira o nosso post no Blog Mara e também muitas outras idéias sobre diversos assuntos como decoração, receitas, DIY.

 

You Might Also Like

1 Comentário

  • Responder Aline 12 de janeiro de 2017 em 11:53

    Muito obrigado pelas dicas, Amei!
    Me ajudou Bastante!

  • Comente! Sua opinião é muito importante!