Saúde

MOVIMENTO DOURADO: CELEBRIDADES E DIGITAL INFLUENCERS ABRAÇAM CAUSA DO CÂNCER INFANTIL EM APOIO AO GRAACC

3 de outubro de 2019
O Movimento Dourado é uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, doença que acomete cerca de 12.000 crianças e adolescentes por ano. Com comunicação leve e lúdica em torno do tema ”Game Over para o Câncer Infantil”, a campanha movimentou as redes sociais de importantes artistas e formadores de opinião, impactando mais de 75 milhões de pessoas

câncer

Pelo quinto ano consecutivo a Noviça, marca da indústria de utensílios de limpeza Bettanin, encabeçou a campanha nacional #MovimentoDourado, que acontece paralelamente ao Setembro Dourado, mês oficial de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. Em parceria com o hospital do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), a ação tem como intuito impactar o maior número possível de pessoas com informações que fazem toda a diferença na luta contra a doença, chamando a atenção especialmente para o diagnóstico precoce.

Inspirado no universo dos games, a campanha traz o slogan ”Game Over para o Câncer Infantil’, transmitindo de forma leve e lúdica informações importantes para a batalha contra o câncer. E, para ajudar a Noviça nesta missão, importantes personalidades do universo dos games se engajaram no movimento. Somente os influenciadores do segmento de game, como o Rezende Evil, Leon Martins e Nilce Moretto, do canal Coisa de Nerd, Bibi Tatto, Bruna Gomes e Cherry levaram a conscientização para mais de 40 milhões de pessoas ao gravarem um quiz, respondendo perguntas sobre a doença.

Youtubers mirins também abraçaram a causa. Manuela, do canal Manuzinha Star, e Milena Lira, do perfil que leva o mesmo nome, prepararam conteúdos especiais incluindo tutorial para montagem de paper toys da campanha. Cinco Paper toys dão o tom da comunicação da campanha, representando, através de superpoderes, atitudes para combater a doença, como hyper forçamaster inteligênciapoder do amormega coragem e super resistência.

Além dos youtubers, celebridades e influenciadores digitais também se uniram à causa, entre eles a jornalista e apresentadora Chris Flores, que é embaixadora da marca Noviça, e perfis como de Maria Cecília, da dupla sertaneja, Maria Cecília e Rodolfo; Sabrina Sato, Deborah Secco, Fabiana Justus e Felipe Neto.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil possui cerca de 12.000 novos casos de câncer em crianças e adolescentes por ano, uma média de 32 por dia. A instituição aponta o diagnóstico precoce como principal arma de combate à doença. Em centros especializados como o GRAACC, que possui pesquisas e tratamentos avançados, e resultados considerados referência entre hospitais do mundo todo, 70% das crianças que iniciam o tratamento na fase inicial da doença conseguem alcançar a cura.

De acordo com o GRAACC, alguns dos sintomas e sinais que devem ser observados para o diagnóstico precoce do câncer são:

  • Dores de cabeça pela manhã e vômito;
  • Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha. Ínguas que não resolvem;
  • Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades da criança;
  • Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
  • Aumento de tamanho na barriga;
  • Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Muitos sintomas são comuns a outras doenças infantis. A diferença, quando se trata de uma suspeita de câncer, é que eles não desaparecem em um prazo de 7 a 10 dias. Portanto, após este período, buscar ajuda médica para obter um diagnóstico detalhado é imprescindível.

Leia também 64% das pessoas com câncer de rim desconheciam a doença

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: