Decoração & Design

Reforma com economia: confira 4 dicas para renovar os azulejos

30 de outubro de 2019

O azulejo é um dos revestimentos mais resistentes, práticos e duráveis. Versátil, pode ser usado nas paredes das cozinhas, banheiros, lavanderias, áreas externas, ou seja, sobretudo nos locais onde há grande incidência de umidade e contato com a água.

azulejos

Pinterest

Justamente por causa da sua alta durabilidade e eficiência, os mesmos azulejos podem permanecer por longos e longos anos decorando o ambiente com a mesma aparência. Mas a boa notícia é que é possível transformar os azulejos sem necessariamente arrancá-los da parede, sem que grandes reformas sejam inevitáveis e também sem gastar fortunas. Existe hoje no mercado uma série de soluções e produtos para transformar o visual dos azulejos. São opções simples que podem ser realizadas até pelos entusiastas do “faça você mesmo”. Confira as dicas e aproveite para dar uma nova cara aos azulejos da casa!

Preparando os azulejos para o novo visual

Antes de começar a aplicar alguma técnica para reformar os azulejos é preciso  fazer uma avaliação mais apurada sobre suas condições. A primeira e mais importante medida é identificar se os azulejos são de fato cerâmicos, e se estão recobertos por esmaltes impermeabilizantes ou ladrilhos hidráulicos.

Vale lembrar que o azulejo hidráulico é feito a partir de uma mistura de cimentos e pigmentos, por isso é um revestimento poroso, permeável e mais indicado para áreas como salas e quartos, longe da umidade. Esse tipo de revestimento necessita de manutenção constante com cera líquida incolor.

Feita essa etapa é hora de preparar e limpar as paredes. Faça uma solução com água e sabão neutro e limpe bem os azulejos e rejuntes para remover qualquer vestígio de bolor, mofo ou gordura e espere 24 horas. Caso existam rachaduras, furos ou outros danos e imperfeições, a dica é aplicar massa acrílica para uniformizar a superfície e deixar secar bem (de 24 a 48 horas, dependendo do clima e temperatura local).

Tintas

azulejos

Imagem Pinterest

Conte com tintas apropriadas para a pintura de azulejos cerâmicos, pastilhas ou piscinas. É importante usar um produto adequado e respeitar as proporções de preparo, bem como as instruções de aplicação do produto.

  • Aplique a primeira demão, sempre prestando atenção aos rejuntes.
  • Espere o tempo de secagem indicado pelo fabricante e use uma lixa de parede fina para alisar a pintura com movimentos suaves. Use um pano seco e macio para remover o pó resultante do lixamento e aplique mais uma demão da tinta nos azulejos. Repita o processo até a terceira demão.

Rejunte colorido

azulejos

Imagem Pinterest

Trocar as cores dos rejuntes por tonalidades mais vivas e contrastantes com as lajotas cerâmicas é uma ação simples, de baixo custo e que pode trazer uma transformação impactante ao ambiente, principalmente em locais de alta exposição à umidade.

  • Depois de limpar as paredes, prepare a massa de rejunte colorido de acordo com as instruções do fabricante e aplique entre os vãos dos azulejos. Utilize uma desempenadeira ou espátula para aplicar o material entre as juntas com firmeza para que o preenchimentos das fileiras seja uniforme.
  • Aguarde 40 minutos após a aplicação e faça uma limpeza primária da parede rejuntada, utilizando uma esponja limpa e úmida para retirar o excesso do material.
  • Depois de 72 horas, faça a limpeza final utilizando uma estopa ou pano macio úmido retirando o excesso de rejunte de todo a parede. Evite sempre produtos de limpeza que podem causar manchas e desbotamentos nos dias seguintes à aplicação do rejunte colorido, preferindo sempre o sabão neutro.

Pastilhas de resina

Imagem Pinterest

azulejos

Imagem Pinterest

As folhas de pastilhas resinadas vêm praticamente prontas para a instalação sobre os azulejos, trazendo cor e vivacidade ao ambiente. Opte sempre por materiais laváveis para uma prática manutenção da limpeza.

  • Limpe a parede e elimine qualquer rastro de sujeira ou gordura.
  • Aplique as placas adesivas com cautela, sempre alinhando as peças e fazendo os recortes necessários para tomadas, interruptores e quinas.

Adesivos para azulejo

azulejos

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Os adesivos para azulejo abrem possibilidades infinitas para quem deseja decorar uma parede inteira, uma ou mais fileiras de azulejos ou apenas destacar um ponto com muita personalidade e pouquíssimo trabalho.

  • Certifique-se que os azulejos que receberão os adesivos estão perfeitamente limpos e secos.
  • Destaque a película do adesivo aos poucos e o aplique alinhando a parte adesiva à cerâmica com movimentos delicados. Conte com o auxílio de uma espátula para evitar a formação de grumos e bolhas de ar. Antes de aplicar o adesivo em áreas com tomadas, fios e canaletas meça corretamente a área do adesivo a ser recortada para que encaixe perfeitamente.

Leia também 7 dicas para transformar o visual da casa sem grandes reformas

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: