Os livros sempre foram uma opção de presente bastante tradicional. Mas, talvez, o que os faça tão especiais e atemporais é a oportunidade que a leitura nos proporciona.
Por ela, é possível se desconectar da realidade por alguns instantes e imergir em histórias e universos que, mesmo que descritos em histórias e narrativas fantásticas, são muito similares similares ao mundo das nossas emoções e dilemas interiores .
Cedo ou tarde, vamos vivenciar experiências de plena felicidade, dúvidas, dores e conquistas. A literatura está repleta de títulos inspiradores para todas essas etapas. Selecionamos alguns títulos para deleite próprio ou para presentear amigos e familiares em momentos marcantes. Confira!
Para os adolescentes
Clássicos se tornam clássicos por um bom motivo, e foi exatamente o que aconteceu com O Mundo de Sofia (1991), do norueguês Jostein Gaarder. Traduzido em mais de 60 idiomas, o romance é uma verdadeira introdução à filosofia, abordando lendas, mitos e questões intrigantes da cultura ocidental de maneira leve e sagaz.
Uma indicação nacional, mais próxima da realidade brasileira é a aventura Sozinha no Mundo (1984), de Marcos Rey. A aventura da protagonista Pimpa, sozinha aos 13 anos em São Paulo à procura de um tio desconhecido após o falecimento da mãe é inspiradora.
Papais e Mamães de Primeira Viagem
Há uma enorme quantidade de livros escritos por especialistas para ajudar os pais de primeira viagem com instruções e dicas de cuidado. Mas, para quem procura relatos leves e verdadeiros sobre maternidade, Mãe fora da Caixa (2017), de Thaís Vilarinho é um verdadeiro deleite.
Para os pais, vale a pena mergulhar de cabeça no relato sincero, emocionado e atrapalhado de Renato Kaufman em seu Diário de um Grávido (2014).
Para quem perdeu um ente querido
O apoio a um amigo ou familiar em luto é primordial e podemos ajudar além das devidas homenagens,como a coroa para velório e condolências no momento da despedida. Esse talvez seja um dos momentos mais difíceis e delicados em nossas vidas e alguns autores escreveram de maneira magnífica sobre essa experiência.
Em Você Pode Curar Seu Coração (2014), de David Kessler e Louise Hay, podemos absorver lições valiosas para encontrar a paz mesmo após uma grande perda. Outra indicação para ajudar e inspirar e despertar reflexões importantes sobre o sofrimento e perdas é a obra Quando Coisas Ruins Acontecem Com Pessoas Boas (1981), escrito pelo rabino Harold Kushner após um diagnóstico devastador de seu filho de apenas três anos.
Para os apaixonados
O amor é inspirador por si só para todos, mas alguns autores transcenderam e colocaram no papel sentimentos e histórias incríveis, como Gabriel Garcia Marquez no belíssimo O Amor nos Tempos de Cólera (1985), retratando amores que nem o tempo é capaz de corroer.
Para os enamorados que adoram literatura contemporânea, não deixem de ler Eleanor & Park (2012), de Rainbow Rowell e se derreta com a história desse casal de adolescentes nerds e apaixonados que atravessa emoções marcantes com pitadas de sarcasmo e bom humor.
E para os desamores
Nem sempre é fácil recomeçar, mas algumas histórias podem ajudar e trazer mais determinação, tranquilidade e ternura para as mudanças e transformações que nem sempre esperamos que aconteçam. É exatamente o que mostram os personagens de O Lado Bom da Vida (2008), de Matthew Quick.
Outra leitura esclarecedora é Amar ou Depender (1999), de Walter Riso, que propõe uma reflexão muito importante sobre o lado não romantizado do amor, tratando inclusive do lado doentio das paixões.
Leia também VAZIO
Nenhum Comentário