Livros

Livro infantil fala sobre perdas e como podemos dar novo sentido a elas

16 de abril de 2018

Como podemos tratar de questões complexas como perda e resiliência com crianças? Se lidar com tudo isso pode ser complicado para muitos adultos, o assunto ganha outras proporções quando colocamos os pequenos no turbilhão que é experimentar esses sentimentos e entender como eles transformam a nós mesmos e também ao que está ao nosso redor. Nesse sentido, a autora e ilustradora espanhola Anna Llenas nos convida a refletir sobre esses assuntos com o livro infantil Vazio, obra que chega às estantes brasileiras com tradução de Silvana Tavano e publicação pela Editora Salamandra. O título é indicado para leitores a partir dos 07 anos.

Debruçando-se sobre a simbologia da perda, o livro tem como figura principal, Júlia, uma menina feliz que, de repente, se vê com um grande vazio que lhe atravessa o corpo. Com uma tristeza sem tamanho pela ausência dupla – do que perdera e do pedaço que agora lhe faltava – a garota sai em busca de diferentes maneiras para voltar a ser como era antes. Foram inúmeras tentativas e diferentes artifícios para se recompor, mas, à medida que aumentava os seus esforços, o efeito acabava sendo o contrário. Até que um dia ouviu uma vozinha dentro de si e, assim, pouco a pouco conseguiu enxergar o valor e a beleza que residia ali no seu incabível vazio.

Anna Llenas constrói a narrativa de Vazio, por meio de desenhos e colagens que transmitem as emoções de Júlia, de maneira a conquistar a empatia do leitor com aquilo que aflige a garota, assim como compreender o que o vazio passa a representar para ela. Assim, a perda e o renascimento da protagonista nos mostram que os episódios dolorosos também fazem parte do nosso desenvolvimento e que esses acontecimentos acometem a todos nós. Júlia entende que são justamente essas experiências que nos tornam únicos e que a resiliência é necessária para nos refazermos desses fatos e, dessa forma, seguir a nossa caminhada.

Sobre a autora
Anna Llenas é ilustradora, designer gráfica e diretora de arte. Nascida em Barcelona, formou-se em Publicidade e Relações Públicas na Universidade Autonoma de Barcelona em 2000 e fez seu mestrado na Universitat Pompeu Fabra de Barcelona em 2015. Também possui pós graduação em Ilustração criativa.

Sobre a Salamandra
Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.

Imagem: Pinterest

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: