Positive-se Saúde

5 atividades físicas para as crianças nesse verão

8 de janeiro de 2019

As férias escolares estão aí e com elas surge a maior preocupação dos pais: o que fazer com as crianças em casa durante esse período? Apesar de parecer uma tarefa desafiadora, a boa notícia é que existem inúmeras opções de atividades físicas para manter os filhos entretidos no verão!

sweetlouise / Pixabay

É muito importante que eles aproveitem essa época do ano para se divertir, brincar ao ar livre e praticar esportes. Afinal, uma criança fisicamente ativa é uma criança saudável! Além dos benefícios físicos, como o fortalecimento dos músculos e a melhor disposição, a prática regular de exercícios traz benefícios para a saúde mental dos pequenos.

Então, menos televisão e celular e mais atividades nesse verão! A seguir, confira algumas ideias para praticar com os pequenos na estação mais quente do ano. E, lembre-se: se a atividade for ao ar livre, não esqueça de passar protetor solar, evitar o sol no período mais forte e de se manter hidratado!

  1. Natação

Além de divertida, a prática regular da natação traz benefícios significativos para a saúde das crianças, fazendo bem para o coração, pulmões e sistema respiratório. Aprender a nadar desde pequeno também melhora a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade, além de contribuir para uma melhor resistência e também respiração. A natação traz inúmeros benefícios e ainda conta com mais um ponto positivo: é um esporte de pouco impacto e não estressa as articulações. Além disso, é uma ótima maneira de aliviar o calor e liberar energia!

  1. Artes marciais

 Outra opção de atividade física para as crianças são as artes marciais, como karatê, judô ou jiu jitsu. As aulas são uma excelente alternativa para manter os pequenos ativos, ao mesmo tempo em que se divertem. Muitos dos exercícios de aquecimento envolvem séries de flexão, saltos e alongamento, além dos movimentos da própria arte marcial. Essa atividade também requer uma vestimenta própria e, por ser um esporte de contato, é possível que o kimono branco suje facilmente. Então, para manter a vestimenta sempre em dia, veja aqui como lavar kimono e deixar o uniforme do seu pequeno pronto para o próximo treino!

stevepb / 541 image

  1. Andar de bicicleta

Simples e sempre divertido, andar de bicicleta pode ser o melhor estímulo que faltava para trocar a televisão por uma atividade ao ar livre! Além de mexer o corpo inteiro e ser uma ótima fonte para gastar energia, um belo passeio de bicicleta pode ser uma aventura pelo bairro: conhecendo novas ruas e parques. Lembre-se sempre de fazer uma manutenção constante e sempre use o equipamento de segurança adequado – das joelheiras até o capacete. Um passeio seguro é sempre mais divertido!

 

  1. Basquete

Qual criança não gosta de jogar bola, não é mesmo? O basquete é um esporte vigoroso, que envolve muita corrida, saltos e outros movimentos como driblar, passar e jogar a bola. Por isso, esse esporte vai ajudar a tonificar o corpo e desenvolver músculos mais fortes, fatores importantes para o crescimento das crianças. Além disso, participar de um jogo de basquete é uma excelente oportunidade para sair de casa, fazer novos amigos e socializar!

  1. Skate

O corpo inteiro se movimenta ao andar de skate – pés, pernas e braços trabalham em conjunto em busca do equilíbrio perfeito. Andar de skate contribui para desenvolver coordenação motora, além de exigir equilíbrio e atenção – principalmente ao tentar diferentes manobras!

Bob_Dmyt / Pixabay

Além dos esportes e atividades físicas listadas, brincadeiras simples no dia a dia também ajudam no desenvolvimento das habilidades físicas das crianças e podem incluir a família toda, como:

  • Jogar bola
  • Pular corda
  • Bambolê
  • Pega-pega
  • Amarelinha

Gostou das ideias? Se você busca mais inspirações para atividades com os pequenos nesse verão, veja aqui mais dicas!

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: