Positive-se

5 atividades lúdicas para fazer com a criançada nas férias

19 de dezembro de 2016

Aguardada com expectativa por dez entre dez crianças, as férias escolares são um período que para os pequenos é só diversão, mas que para os pais também pode significar uma certa preocupação. Isso porque muitas crianças hoje em dia veem as férias como uma oportunidade para ficar dentro de casa, na frente da televisão, jogando videogame ou grudada no computador.

Achar um ponto de equilíbrio entre as atividades dos filhos nessa época é um grande desafio. Ao mesmo tempo em que devemos deixá-los livres para aproveitar as tão merecidas férias, nós também temos a responsabilidade de estimular atividades que têm como objetivo o seu desenvolvimento intelectual, físico, motor e social.

Por exemplo, quantas crianças hoje em dia sabem como fazer origami, jogar brincadeiras clássicas como roda ou produzir o próprio brinquedo, em meio a tantas opções tecnológicas? Por isso hoje resolvemos trazer cinco ideias de atividades lúdicas e educativas para entreter a criançada nas férias de verão.

1.Origami

Fazer origami é uma atividade simples, mas que requer excelente coordenação motora, além de ser ótima para melhorar a concentração, pois exige precisão. Mas que também pode ser muito divertida! Bastam alguns pedaços de papéis coloridos, algumas orientações e atenção. Para saber como começar e ver dicas de como fazer origami, veja este artigo.

2.Amarelinha

Algumas atividades além de trazer benefícios intelectuais também são ótimas para exercitar os pequenos. Este é o caso da boa e velha “amarelinha”, em que a criança tem que pular dentro de quadrados desenhados no chão com giz de cera, uma brincadeira muito tradicional, mas que aos poucos tem perdido espaço em meios a tablets e celulares. Uma ideia interessante para fazer na calçada de casa ou no asfalto, aos domingos, quando algumas ruas fecham para carros.

3.Bobinho

Uma outra opção para atividade física é o “bobinho”, que é jogado com uma bola. Os participantes fazem um círculo com uma pessoa no meio e começam a passar a bola aleatoriamente, o jogador que está no centro da roda tem que tentar tocar a bola, caso tenha sucesso, o último jogador que passou a bola para a ser o novo “bobinho”.

4.Ciranda

As atividades consideradas lúdicas trazem muito mais que apenas benefícios físicos e intelectuais, elas também são ótimas para aproximar as crianças, aumentando seus círculos de amizade. As brincadeiras de hoje em dia têm se tornado cada vez mais individuais, portanto formar uma roda de amigos para brincar de “ciranda” com certeza será muito benéfico para a vida social das crianças.

5.Escravos de Jó

Se você procura algo mais calmo, de preferência para ser jogado dentro de casa, o clássico “Escravos de Jó” é com certeza uma boa opção para ser resgatada, que envolve cantiga, trabalho em grupo e exercita bem a coordenação, já que exige que certos movimentos sejam feitos de acordo com a música. Além de ser divertido, é simples e pode ser jogado em qualquer lugar, já que os participantes ficam sentados, passando pedras, saquinhos cheios de feijão ou outros objetos.

Opções de jogos e brincadeiras é que não faltam, o que você precisa fazer é achar o melhor jeito de estimular a curiosidade e o interesse do seu filho, não importa se será ensinando como fazer origami ou brincando com bola, o importante é mostrar que existem diferentes meios de diversão e que podem ser praticados em qualquer lugar, até mesmo durante a viagem de férias em família, não é verdade?

 

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: