De tempos em tempos, sempre bate uma vontade de mudar a aparência da casa, seja para cuidar da estrutura ou para simplesmente sair do tédio. Mas nem sempre as reformas são viáveis, seja por questões financeiras, ou porque a casa é alugada, ou simplesmente porque há quem tenha verdadeiro pavor de obras, barulho e poeira.
Para quem deseja quebrar a monotonia dos espaços de casa sem promover o quebra-quebra das reformas, selecionamos algumas dicas e técnicas simples que vão dar uma nova cara aos ambientes. Confira!
Papel de parede
Imagem/reprodução: Pinterest
Há uma infinidade de cores, padrões e estampas que podem mudar a cara de um cômodo criando um ponto de destaque e reavivando as paredes. Uma das maiores vantagens dessa técnica é sua facilidade de aplicação: desde que a parede não tenha problemas de umidade e irregularidades, basta limpá-la para aplicar a cola e o papel. Tecidos também podem fazer o mesmo efeito, desde que aplicados com a cola adequada.
Tintas e texturas
Imagem/Reprodução: Pinterest
Uma simples mudança de cores pode mudar completamente o ambiente. As tintas modernas vêm nas mais variadas cores, texturas e tipos de aplicações. Existem versões apropriadas inclusive para pintar pisos cerâmicos, transformando o ambiente por completo do teto ao chão, ou mesmo para criar um quadro-negro apto para desenhos com giz que podem ser facilmente lavados e trocados.
Cimento queimado
Imagem/Reprodução: Pinterest
Sua aplicação requer um pouco mais de técnica, mas a aparência minimalista e rústica do cimento queimado confere um ar moderno às paredes e ao chão. Em tons de cinza, os espaços revestidos com ele abrem uma ampla gama de cores contrastantes para peças de decoração.
Piso sobre piso
Imagem/Reprodução: Pinterest
Caso os cômodos não possuam piso de taco ou carpetes, é possível aplicar piso vinílico ou piso laminado sobre outros revestimentos, desde que as superfícies não apresentem irregularidades. A vantagens desse tipo de revestimento é sua fácil aplicação e o pouco tempo de repouso do material: em 24 horas o piso já está pronto para uso.
Ilumine
Imagem/reprodução: Pinterest
Adicionar pontos de luz ou simplesmente instalar lustres e luminárias são escolhas que dão um toque de elegância nos ambientes internos e externos para criar pontos de destaque, que não precisam, necessariamente, ser centrais.
Em uma sala de estar, por exemplo, o foco luminoso secundário pode ficar em um canto ou parede para destacar uma peça de decoração ou mobília.
Tapeçaria
Imagem/Reprodução: Pinterest
Peças em crochê ou tapetes podem embelezar muito mais do que o chão. Peças estampadas e de cores vibrantes ficam muito bem penduradas em paredes de cores neutras. Elas também podem dar uma cara totalmente nova à sala de estar recobrindo sofás e pufes.
Prateleiras
Imagem/Reprodução: Pinterest
Além de permitirem guardar livros e utensílios, as prateleiras também podem ser utilizadas com um viés decorativo, recebendo peças e plantas. Cores vivas e contrastantes com a parede são uma boa opção para incrementar o cômodo.
Também é possível criar nichos com materiais diferentes, como caixotes de madeira.
Imagem/Reprodução: Pinterest
Leia também 3 dicas de organização do lar para recém-casados
1 Comentário
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi