Dicas de decoração sustentável com pallets e caixotes de madeira
A madeira é uma das matérias-primas mais tradicionais para confecção de móveis, utensílios e peças decorativas. Desde que o ser humano deixou de ser nômade e aprendeu a entalhar o tronco das árvores para criar objetos, a madeira está presente em infindáveis capítulos da evolução histórica e cultural da humanidade.
Do chão ao teto, os tons amadeirados se tornaram clássicos absolutos nos mais variados estilos estilos arquitetônicos. Já no design de interiores, a madeira está presente nos projetos – dos mais clássicos e tradicionais aos mais descolados e modernos.
Com a crescente preocupação mundial acerca do meio ambiente, impactos gerados pelo desmatamento e também com a produção de resíduos e lixo, materiais em madeira que eram desprezados passaram a ser reciclados, repaginados e viraram um verdadeiro trunfo na decoração, principalmente para quem é adepto do DIY – gosta de criar com as próprias mãos e gastando pouco.
E é possível reaproveitar caixotes e pallets industriais para dar uma cara nova à mobília de casa. Eles geralmente podem ser encontrados em feiras, mercados, sacolões, fábricas ou a preços acessíveis em revendedores e cooperativas de reciclagem.
Como escolher e tratar a madeira para reutilização
- Antes de começar a soltar a criatividade, é importante analisar algumas características dos pallets e caixotes e tomar cuidados básicos com sua manipulação:
- Providencie luvas próprias para o trabalho em madeira, evitando que as farpas machuquem as mãos. Tome cuidado com pregos que já estão inseridos nas peças.
- Procure por peças em que a madeira não apresenta manchas ou rachaduras, que podem comprometer sua resistência, principalmente se o plano é criar prateleiras e nichos que vão suportar algum peso.
- Providencie lixas próprias para madeira. O lixamento é importante para retirar arestas e farpas e deixar a superfície pronta para receber o verniz de conservação ou tintas coloridas.
- Caso for fixar as peças nas paredes, verifique as buchas necessárias para perfurar tanto a madeira quanto o material das paredes. Use buchas e parafusos apropriados.
Materiais prontos, segurança em primeiro lugar e mãos à obra. Veja algumas ideias para se inspirar.
Salas
Colorido e prático
Uma estante completa para organizar tudo com muita originalidade
Painel charmoso para TV feito com pallets
Capriche no estofado e tenha um sofá reciclado e muito estiloso
Cozinha
Aqui as possibilidades são praticamente infinitas. Os caixotes podem substituir muito bem os armários de cozinha.
Basta usar a criatividade, tintas coloridas, e garantir que as peças fiquem bem fixadas.
O pallet é multifuncional
Um barzinho muito charmoso
Quarto
Cama e cabeceira de pallets.
O quarto infantil também pode ficar mais organizado e colorido com caixotes.
Um home office muito funcional e elegante.
Nichos delicados para decorar e organizar
Banheiro
É importante impermeabilizar bem a madeira para que ela resista ao contato constante com a umidade do vapor do chuveiro.
Esses nichos feitos com caixotes são excelentes para guardar as toalhas limpas.
Mais uma vez, é possível colorir e organizar espaços ao mesmo tempo.
2 Comentários
nossa muitas ideias sensacionais vou fazer com certeza
vi na verdade muitas ideias legais estou contruindo e vou pegar as dicas ótimo post