Educação & Comportamento

Método Montessori: 30 Formas simples de divertir seu pequeno

19 de abril de 2016

 

Método Montessori: 30 formas simples de como você pode brincar com seu filho dentro de casa.

 

Método Montessori

 

Como método de formar as crianças de 3 a 5 anos, a educadora italiana María Montessori (famosa por seus conceitos revolucionários na relação de pais com seus filhos pequenos pelo Método Montessori ) sugere usar os jogos educativos que não requerem nenhum inventário especial ou muito complicado. Você pode usar o que tiver: potes com tampas, pregadores de roupa ou brinquedos feitos à mão. O mais importante é não deixar a criança sem supervisão quando ela brinca com objetos pequenos e, em alguns casos, pontiagudos.

 

1 – Pegue algumas garrafas, potes e frascos de diferentes tamanhos, tire as tampas, misture tudo e peça que seu filho encontre a tampa correta para cada recipiente. Método Montessori

2 -Pegue uma esponja e sabão e, lentamente, mostre ao seu filho como se lava os pratos. Ao final, deixe que ele mesmo lave.

3 – Espalhe sobre o chão alguns grãos ou cereais, pegue uma pá e uma vassoura e comece a varrer junto com seu filho para que ele aprenda como se faz. Método Montessori

4 – Derrame um pouco de água e depois convide seu filho a te ajudar a limpar e secar com você.Método Montessori

5 -Pegue panos de diferentes texturas: seda, algodão, lã. Fale com seu filho sobre isso, sobre como são os tecidos, se são ásperos, macios, escorregadios, etc. Sugira que ele escolha grupos de tecidos parecidos. Método Montessori

6 – Coloque alguns objetos pequenos, tais como botões, mosaicos, bolinhas, etc. em um recipiente com água e peça para seu filho que os retire de dentro usando uma colher.

7- Guarde de 8 a 10 objetos que seu filho já conheça dentro de uma bolsa: um cinto, um lápis, um pente, um brinquedo, etc. Com os olhos fechados ele deve, um por um, retirar os objetos da bolsa e nomeá-los. Em seguida, você pode complicar um pouco. Agrupe os objetos de acordo com a primeira letra. Desta forma, o bebê desenvolve as sensações táteis e, ao mesmo tempo, aprende a identificar as letras do alfabeto e a distinguir os sons nas palavras.

8 -Você vai precisar de 2 pratos, uma esponja e um regador de jardim. Coloque água no prato e brinque com seu filho de levar água de um prato para outro. Faça isso por meio da absorção da esponja. Despeje a água no regador e regue o outro prato até que o primeiro fique vazio.

9- Missangas e caixas. Misture as missangas e peça ao seu filho que as organize de acordo com tamanho e cor em diferentes caixas. Comece com apenas duas caixas e vá aumentando sucessivamente, subindo a dificuldade da tarefa.

10 -Missangas, um fio de nylon e um prato. Usando o fio, faça as missangas chegarem até o prato. Você pode desafiar o seu filho: qual missanga chegará mais rápido ao prato?

11- Origami. Dobrar, rasgar e mexer com papel desenvolve a capacidade motora da criança. Ao mesmo tempo, fazer origami desenvolve a imaginação espacial, ensina a fazer desenhos e desenvolve a criatividade.

12 – Sacolas com pesos de 1, 2 e 3 kg e uma corda. A criança deve puxá-las. Isso desenvolve a força, a resistência das mãos e a habilidade motora.

13 -Encaixar um barbante em objetos que tenham furos.

14 – Um pote com muitos buracos na tampa. A criança deve acertar os buracos com botões, missangas, bolinhas ou qualquer outro objeto pequeno.

15 – Espalhar feijão sobre a mesa e pedir ao seu filho que ele classifique os feijões de acordo com tamanho ou outra característica. Você também pode esconder objetos em sacos de feijão e pedir ao seu filho que os encontre.

atividades-montessorianas-3

16 – Pregar palitos de dente em espuma de polietileno (claro, sempre acompanhando-o).

17- Formas de fazer gelo, pregadores, missangas ou frutinhas. Com os bebês de até 1 ano, use apenas as frutas pequenas.

18 – Coloque o bebê numa cadeira e espalhe farinha sobre a mesa. Deixe que ele crie desenhos com as mãos, com um palito ou com uma escova.

19 – Uma bandeja, farinha, feijão e uma peneira. Deixe que o bebê encontre os feijões na farinha e os coloque num outro pote. Em seguida, você pode ensiná-lo como se utiliza a peneira.

20 – Uma caixa pequena sem tampa e pregadores de roupa. Mostrar como os pregadores podem se prender na lateral da caixa.

21 – Um imã (preferentemente grande) e outros diferentes objetos (de metal ou não). O bebê vai comprovar quais são puxados pelo imã e quais não.

22 – Pegue alguns botões, barbantes e ganchos. Crie com estes objetos, por exemplo, um coelho e uma cenoura. Prenda os dois usando uma corda ou um gancho, dê ao seu filho e peça que ele dê a cenoura ao coelho. Para fazer isso, seu filho terá de encontrar uma forma de antes separar os dois objetos.

23 – Um pote de plástico com água, uma gota de sabão líquido e uma colher. Deixe que o bebê bata até criar espuma.

24 – Três recipientes de diferentes diâmetros e suas respectivas tampas. Deixe que o bebê escolha a tampa correta para cada recipiente.

25 – Pregos de madeira e um martelo. A criança deve pregá-los em argila ou massinha. Acompanhe de perto, para evitar ferimentos.

26 – Se você usa uma lava louças, você pode deixar que seu filho retire as colheres e os garfos, mas tome cuidado com os objetos cortantes e quentes.

27 – Um copo de plástico alto ou uma jarra com água, e diferentes objetos pequenos, como nozes, grãos, objetos de plástico, rolhas, bolinhas de papel alumínio, etc. Enquanto o bebê coloca os objetos na água e percebe quais afundam e quais não, explique o conceito de ’pesado/leve’.

28 – Utilize revistas e jornais velhos. Você pode rasgá-los em pequenas partes para criar a correlação do movimento da mão com o segurar. Você deve mostrar com calma como segurar a folha de papel com as duas mãos e, em seguida, separá-las para os lados. No final, você pode jogar os pedaços e gritar “Chegou o outono!” e pedir que seu filho te ajude a recolher.

29 – Deixe que seu filho esmague massinha com os dedos. Ele não precisa esculpir objetos reais. Desta forma, ele vai auto massagear os dedos e as mãos, e desenvolver diferentes músculos. Em seguida você pode ajudá-lo a fazer uma torta e encaixar diferentes objetos para decorar, como missangas, pedras, etc.

30 – Dar nó no cadarço, subir e baixar o zíper, velcro: tudo isso também é muito interessante. Há muitos jogos que usam essa técnica, mas eles nem sempre são os melhores. Você pode apenas jogar um monte de roupa no chão e inventar que está procurando alguma em especial. Você pode aproveitar e continuar explicando ao seu filho as diferentes texturas dos tecidos.

 

 

Fonte: Los padres modernos
Tradução e Adaptação: Incrível.club

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: