Empreendedorismo

Mulheres empreendedoras: 5 dicas de negócios criativos para se inspirar

15 de julho de 2019

Desde 2012, cerca de 9 milhões de mulheres se tornaram as chefes de suas famílias no Brasil. É um aumento expressivo, de 8% em sete anos, segundo os números do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios

Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). No total, 45% dos lares brasileiros apontas mulheres como pessoa de referência.

Outro dado muito importante: de acordo com o relatório especial Empreendedorismo Feminino no  Brasil, divulgado em março de 2019 pelo Sebrae, o Brasil é o sétimo país com mais mulheres empreendedoras no mundo. São 24 milhões de brasileiras que declararam ter algum negócio formal ou informal ou que estão realizando ações para ter seu próprio empreendimento.

Vale lembrar que, até o ano de 2018, 44% dessas mulheres afirmaram que empreenderam por necessidade, mesmo atingindo um grau de escolaridade 16% maior do que dos homens (estes são 32% que afirmaram também empreender por necessidade).

Nichos variados para mulheres empreendedoras

Os consumidores estão mais exigentes, antenados e  criando perfis cada vez mais variados. Alguns modelos de negócios diferenciados podem ser uma alternativa para cativar clientes e penetrar um mercado menos saturado. Selecionamos algumas ideias para inspirar mulheres que estão pensando em empreender. Confira!

Aulas Online

Uma das maiores vantagens da internet é poder estudar sem sair de casa. Uma pesquisa do Ipea feita em 2018 mostrou um salto de 17,6% na modalidade EaD (Educação a Distância).

Se você possui formação acadêmica pode se especializar em aulas ou tutoria online para cursos técnicos e superiores, ou mesmo investir em aulas particulares de reforço para estudantes de ensino médio, preparatório para vestibulares ou concursos públicos. Aulas de outros universos de conhecimento também são válidas e cada vez mais procuradas por quem busca expandir os conhecimentos.

Floricultura online

O mercado de flores é muito sólido e pode atender as demandas mais variadas. A gama de possibilidades é ampla e pode atender desde pedidos de decorações para eventos, casamentos e aniversários até a confecção de ornamentos específicos, como a coroa de flores para cerimônias fúnebres, que estão seguindo uma tendência cada mais sofisticada e luxuosa.

O segmento de plantas ornamentais também tem crescido, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a escassez de espaço para cultivar jardins estimula a criação de vasos ornamentais em espaços fechados.

Cosméticos naturais

O mercado de orgânicos e produtos naturais têm um público muito engajado e fiel, principalmente entre os consumidores mais jovens, atentos às questões de consumo consciente, sustentabilidade e ética, como no caso dos produtos veganos.

No ano passado, as feiras Bio Brazil Fair e NaturalTech, especializadas em produtos naturais e orgânicos, registraram o lançamento de 1.500 itens do gênero por cerca de 500 marcas diferentes. Ainda de acordo com os organizadores dos eventos, o mercado brasileiro de orgânicos movimenta R$ 3 bilhões por ano, com estimativa de crescimento anual de 20%.

Marmitas de comida caseira

Ainda considerando um comportamento mais saudável por parte dos consumidores, as marmitas de comidas caseiras oferecem uma solução para quem não tem tempo de cozinhar mas não quer consumir comidas congeladas, processadas ou cair na rotina dos fast foods.

Dados da Receita federal divulgados pelo Sebrae mostram que dentro das atividades reportadas pelos microempreendedores individuais (MEIs), o fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar subiu de 9º lugar em 2014 para 6º posição em 2017.

Para variar, não desconsidere os cardápios à base de vegetais. Segundo uma pesquisa inédita realizada em 2018 pelo IBOPE, 14% dos entrevistados se declararam vegetarianos.

Brechós

Outro aspecto do consumo consciente está na moda: iniciativas como os brechós crescem até mesmo nos mercados de luxo.

O preço reduzido e a variedade de peças e acessórios usados porém exclusivos e únicos atraem compradores de todos os estilos. Além disso, esse nicho é sólido na internet, já que as peças são simples de enviar, dispensando a necessidade de uma loja física.

Pet sitter

Se você ama animais, vale a pena se especializar no ramo de pet sitter. Termo que, em tradução livre, significa babá de bichos, a profissão é muito requisitada, seja para atividades rotineiras como o dog walk e principalmente nos períodos de férias e feriados prolongados, quando os donos dos bichinhos precisam viajar.

A vantagem do serviço de pet sitter é que ele custa muito menos do que um hotel para animais, já que a profissional vai até à casa do contratante prestar os serviços de cuidados com a alimentação e higiene do pet.

You Might Also Like

1 Comentário

  • Responder 20bet 2 de outubro de 2023 em 07:06

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet

  • Comente! Sua opinião é muito importante!