Educação & Comportamento

O BRINCAR LIVRE ESTÁ EM DECLÍNIO, APONTA PESQUISA GLOBAL

13 de abril de 2016

O brincar esta em declínio e com isso, o futuro de muita crianças comprometido.

 

Um estudo global lançado hoje, 12/04/16, no Brasil demonstra que a quantidade de tempo que as crianças passam brincando livremente está em declínio, e que atualmente a maioria delas passa menos tempo ao ar livre que um presidiário. Em média, as crianças passam, por dia, uma hora ou menos ao ar livre.

A pesquisa “Valor do Brincar Livre” realizada por OMO, da Unilever, como parte da plataforma de causa da marca “Se Sujar Faz Bem”, entrevistou 12.000 pais ao redor do mundo e constatou que dois terços deles (64%) acreditam que seus filhos não têm as mesmas oportunidades de brincar que eles tiveram na infância.

Sir Ken Robinson, especialista em educação, criatividade e desenvolvimento humano e presidente do Conselho Consultivo de OMO para o Desenvolvimento da Criança, comenta: “Pesquisas acadêmicas mostram que brincar ativamente é a forma primária e natural pela qual as crianças aprendem. É essencial para o crescimento saudável. Porém, muitas vezes o ‘brincar’ é negligenciado, como uma atividade sem importância, sem qualquer finalidade. Consequentemente, há uma crescente e alarmante tendência que aponta para a redução do brincar livre nos hábitos das crianças “.
Embora especialistas concordem que há benefícios associados ao uso de tecnologia pelas crianças, o tempo “diante da tela” é percebido como uma barreira quando se trata de estimular o livre brincar. Entre os pais brasileiros, 85% admitem que seus filhos muitas vezes não querem brincar sem o uso de tecnologia.

Sir Ken continua: “Há um preocupante desequilíbrio surgindo no brincar. As telas podem ser uma importante fonte de educação e entretenimento, mas a criança precisa brincar de diversas formas para exercitar plenamente a mente e o corpo e para, a partir dele, aprender sobre o mundo à sua volta. Permita que as crianças brinquem de forma segura, mas livremente, usando estruturas simples, e você ficará surpreso com a capacidade que elas têm de empreender, imaginar e criar. Temos que garantir um espaço para o brincar livre na vida de nossas crianças, para enriquecer seu desenvolvimento agora e ajudá-las a se tornarem adultos bem equilibrados, prósperos e felizes”.

 

A pesquisa foi realizada pela Edelman Berland, uma empresa independente de pesquisa de mercado.
O trabalho de campo foi realizado em fevereiro e março de 2016.
A margem de erro para o total da amostra é de ±0,9% e 95% de confiança.

Abaixo dados da pesquisa:

 

o brincar

 

2

3

4

 

5

6

 

7

“Há uma necessidade urgente de reequilibrar a rotina das nossas crianças, pois elas estão deixando de lado o Brincar Livre, a exploração e a descoberta, essenciais para o seu pleno desenvolvimento.”

#LivreParaDescobrir

OMO lançou no Brasil, dentro da sua plataforma de causa “Se Sujar Faz Bem”, o movimento #LivreParaDescobrir: um compromisso da marca com o reequilíbrio nos hábitos das crianças. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, a marca está investigando e disseminando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial.

Para dar suporte aos pais para que seus filhos brinquem mais, OMO irá intensificar ações e o compartilhamento de conteúdos para encontrar e disseminar atividades e lugares acessíveis e divertidos para sair e brincar, por meio da plataforma www.SeSujarFazBem.com.br, que é  uma central de conteúdos sobre a importância do brincar e reúne as informações para que todos possam acompanhar as principais ações do movimento #LivreParaDescobrir.

 

Junte-se ao movimento #livreparadescobrir.

Fonte: Pesquisa Valor do Brincar Livre: Capítulo Brasil

www.sesujarfazbem.com.br

 

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!