Viagem & Passeios

Organizando a mala: 5 dicas essenciais!

21 de novembro de 2018

A tão sonhada viagem está chegando e é preciso fazer as malas! Esse momento pode parecer um desafio e até um quebra-cabeça para muitos, afinal, como levar todos os itens em uma só mala?

Fazer as malas de forma organizada é essencial para evitar problemas e aproveitar o máximo do seu tempo de descanso sem dores de cabeça.

Independente se você está fazendo as malas para um passeio de fim de semana ou para férias mais longas, acompanhe as nossas dicas e organize a mala de viagem de forma prática e simples – sem esquecer de nada!

1 – Faça uma lista

Uma dica importante para organizar a sua mala de viagem é criar uma lista de tudo o que você precisar levar, assim você garante que não vai esquecer de nada e também que só vai levar o essencial. Leve em conta o lugar para onde você vai viajar (é praia ou cidade?), qual o tipo de viagem vai fazer, qual a previsão do tempo e quantos dias vai ficar.

Além das roupas, produtos de higiene pessoal e outros itens que você queira levar, lembre-se de sempre anotar os itens de “último minuto” em sua lista – como maquiagem, escova de dente e carregador de telefone, por exemplo. Pode parecer exagero, mas é bom ter certeza de que você não vai esquecer de colocá-los na mala antes de ir!

A lista é uma grande aliada da nossa memória, então coloque tudo no papel – afinal, ninguém quer passar o final de ano na praia sem biquíni, não é mesmo?

2 – Separe em organizadores

Depois de ter feito a sua lista, reúna a mala e todas as embalagens organizadoras que você acha que vai precisar. Certamente vai ficar muito mais fácil organizar todos os seus itens por tipo e ficará ainda mais prático encontrá-los quando você abrir sua bagagem durante as férias.

Organizadores são ótimos para separar seus itens por tipo para manter sua mala sempre limpa e organizada.  Uma ótima dica é dar preferência por organizadores transparentes, assim você identifica o que tem dentro, sem precisar abrir e criar uma bagunça desnecessária.

3 – Separe tudo antes de colocar na mala

Com a sua lista em mãos, agora é hora de separar tudo o que você for levar, mas não deixe a pressa falar mais alto nessa hora. Organize as peças de roupa, sapatos e demais acessórios sobre a cama antes de começar a guardar na mala.

Uma sugestão é separar os itens da mesma forma como você organizou-os na sua lista. Assim você pode ter uma boa noção de tudo o que está levando, e pode identificar se tem algo repetido e até se falta alguma coisa. Você pode separar por tipo de item do vestuário, cores ou quem sabe de acordo com cada evento da sua viagem.

Por fim, com tudo organizado, você já pode começar a guardar todos os seus itens dentro da mala. Para economizar espaço e evitar que suas peças cheguem ao destino completamente amassadas, enrole as roupas ao invés de dobrá-las.  Algumas dicas para esse momento:

  • Guarde as roupas de cores claras do avesso;
  • Cubra a base dos sapatos com touca de banho descartável ou sacola plástica, para evitar o contato direto com as roupas;
  • Acomode as roupas mais pesadas no fundo da mala;
  • Para evitar que o seu pó quebre durante a viagem, coloque algodão entre o pó e a tampa;
  • Faça rolinhos com as roupas para otimizar o espaço.

4- Bolsa de higiene pessoal

A sugestão mais prática para a sua bolsa de higiene pessoal é já deixá-la abastecida com os itens básicos que você sempre levará em uma viagem, independente do lugar e quantos dias irá ficar: shampoo, pasta e escova de dentes, desodorante e lenços umedecidos para remoção de maquiagem, por exemplo.  Depois que o básico estiver pronto, é hora de adicionar os produtos específicos para a ocasião, como protetor solar, bronzeador ou repelente para insetos.

5- Somente roupas limpas dentro da mala!

Por último, mas não menos importante, garanta que todas as suas roupas estejam limpas antes de colocá-las dentro da mala, principalmente as roupas íntimas – já que elas estão em contato direto com regiões do corpo mais suscetíveis a alergias e irritações.  Por serem mais delicadas, itens como sutiãs e calcinhas exigem um cuidado especial na hora da lavagem. E, para garantir a durabilidade das suas peças e que elas estejam realmente limpas, confira aqui como esterilizar roupa íntima da maneira correta.

E a mesma regra vale para a volta de viagem: jamais guarde roupas limpas junto com as peças sujas. Se preciso, carregue na mala sacolas para colocar os itens sujos e que precisam ser lavados – assim vai ficar mais fácil chegar em casa e colocar as roupas direto na máquina de lavar!

E você, tem alguma dica de ouro na hora de fazer a mala também? Compartilhe nos comentários!

Fotos

  • Arnel Hasanovic on Unsplash
  • Anete Lūsiņa  on  Unsplash
  • Rana Sawalha on  Unsplash

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: