O espetáculo “Os Três Porquinhos”, adaptado e dirigido por Pitty Webo, reestreia no Teatro Folha no Shopping Pátio Higienópolis dia 31 de agosto e fica em cartaz até o final de novembro aos sábados e domingos, às 16h. A montagem propõe um divertido jogo lúdico, com comédia e aventura, abordando temas como solidariedade, medo e compaixão entre irmãos. A história acontece numa noite muito movimentada na floresta.
O porquinho Puffy é estudioso, seu irmão Poffy é guloso e preguiçoso, e a porquinha Piffy é medrosa. Mesmo com tantas diferenças, eles precisam se unir porque o inverno está chegando e com ele a ameaça de um faminto lobo, que logo se mostra divertido e atrapalhado. O lobo se julga um ótimo ator, mas na realidade é um canastrão com figurinos de época, fazendo referências ao personagem Hamlet, de Shakespeare.
A montagem busca a identificação do público infantil com as personagens. Por isso os porquinhos brincam muito. Puffy, Poffy e Piffy brincam com a língua inglesa, fazem desafios de tabuada e conversam sobre astronomia. “A ideia é fazer com que as crianças se identifiquem com matérias escolares. Os porquinhos desta montagem gostam de ler, de questionar tabuada, de saber os nomes dos animais, estudar o sistema solar e a língua inglesa. Usamos matérias do primário e as colocamos em cena como brincadeiras divertidas”, diz a diretora Pitty Webo, que sempre estimula a interatividade com a plateia em suas peças para crianças.
O lobo inventa disfarces e julga dominar poderosas técnicas de convencimento para atrair os porquinhos. Enquanto ele não aparece, Puffy, Poffy e Piffy exploram a sua capacidade de comunicação corporal em mímicas. A encenação valoriza a construção física das personagens, busca um jogo ágil entre os atores, que brincam com instrumentos musicais e cantam em gromelô cantigas, como, “Marcha Soldado”, “Ciranda Cirandinha” e “Hava Nagila”.
Pitty Webo observa que, ao mesmo tempo em que cria situações novas para as personagens, aborda a história clássica sem enfatizar o medo e a violência presentes em tantos contos. “Nas minhas adaptações os personagens resolvem o seu próprio conflito e vencem seu medo. E através da comédia, descontruímos os vilões, justificando também seus objetivos”, diz.
FICHA TÉCNICA – ”Os Três Porquinhos”
- Texto e direção: Pitty Webo
- Elenco: Claudio Marinho, Pitty Webo, Victor Di Lourenço e Gígio Badaró
- Ilustração: Marilena Saito
- Desenho de figurino e caracterização: Pitty Webo
- Costureira e modelista: Joana Sales
- Assistente de figurinos: Lulu
- Desenho de cenário: Pitty Webo
- Marceneiro: Reinaldo Lopes
- Montagem de cenário: Rodrigo Pereira
- Trilha sonora: Pitty Webo
- Arranjos: Victor Di Lourenço
- Preparação corporal: Pitty Webo
- Desenho de luz: Pitty Webo
- Transportador oficial: ML Entregas Urgentes
- Administração e promoções: Gabriele Oliveira
- Produção Executiva e Marketing cultural: Caroline Santana
- Realização: Companhia Pitty Webo Arte & Cultura Ltda
SERVIÇO – ”Os Três Porquinhos”
- Local: Teatro Folha
- Reestreia: 31 de agosto de 2019
- Temporada até: 24 de novembro de 2019
- Apresentações: sábados e domingos, às 16h
- Ingresso: R$ 50,00 (setor único)*
- Sessão extra: 15 de novembro de 2019
- Duração: 50 minutos
- Classificação indicativa: a partir de 3 anos
*Valor referente ao ingresso inteiro na plateia e mezanino. Meia-entrada disponível em todas as sessões de acordo com a legislação.
1 Comentário
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/ar-BH/register?ref=PORL8W0Z