Mulher & Maternidade Saúde

Por que 46% das crianças pulam o café da manhã?

27 de julho de 2016

Uma pesquisa encomendada pela  Mead Johnson Nutrition no Brasil aponta que 67% das crianças não gostam de comer pela manhã, alegando falta de fome. Outras 9% dizem que por acordarem muito próximo a hora do almoço preferem não comer. Já 3% não tomam café porque comem outras coisas em menores proporções como biscoitos, barras de cereais.

A dificuldade de se alimentar logo após acordar pode estar relacionada às variações biológicas ocorridas pelo ritmo das grandes cidades afirma a nutricionista Andrea Andrade, da RG Nutri Consultoria Nutricional.  Explica que além disso, há outros fatores como hormonais a exemplo da grelina que é o hormônio da fome e a leptina que é o hormônio que controla o apetite. Ainda assim, ela destaca que os pais devem incentivar o café da manhã, fazendo com que seja parte da rotina das crianças, mesmo que seja feito de maneira gradual. “O café da manhã é a primeira refeição do dia e, assim, é responsável por quebrar o jejum feito durante a noite. Sua ingestão frequente está relacionada com o controle de peso, melhor atenção, memória e desempenho cognitivo, controle dos níveis de açúcar no sangue e pode contribuir, até mesmo, com o menor consumo calórico ao longo do dia e menor risco de deficiência de cálcio. As crianças devem realizar a primeira refeição do dia para se beneficiarem deste hábito. Afinal, seu consumo está associado à melhor qualidade da dieta e melhor desempenho escolar”.

café da manhã

Andrea ressalta que não existe um horário ideal para realizar o café da manhã, mas é importante que as refeições aconteçam diariamente no mesmo horário. “Como a primeira refeição tem a função de quebrar o jejum noturno, não deve ser feita horas depois do despertar. De duas a três horas depois do café da manhã é o momento de uma segunda refeição: almoço ou lanche intermediário, caso o almoço for demorar mais que este tempo. No entanto, é preciso respeitar a individualidade de cada criança e não forçá-la a comer, enquanto ainda não demonstrar fome”.

Durante qualquer refeição, ainda segundo a nutricionista, é importante que os pais tenham atenção ao ambiente que será realizada. “Deve ser um momento tranquilo, feito em um local próprio para refeições e com pessoas ao redor. É essencial respeitar a vontade das crianças e torná-las ativas da própria alimentação, da escolha ao preparo. Não se deve forçar um

consumo exagerado, o ideal é explicar para a criança que uma alimentação equilibrada ajuda ela a crescer, pensar, ter energia para brincar e estudar. Também é preciso controlar o consumo de carboidratos refinados (como pão branco), gorduras saturadas (presentes em manteigas, margarinas, bacon e lácteos integrais) e açúcar”.

PREPARANDO A MESA DO CAFÉ

De acordo com a nutricionista Andrea Andrade, um café da manhã deve ser equilibrado e composto por alimentos que vão contribuir com o consumo de nutrientes importantes para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Uma dica é variar os alimentos para que os pequenos se sintam constantemente atraídos pelos produtos oferecidos:

– Grupo dos cereais: são importantes fontes de carboidratos, vitaminas do complexo B e fibras, contribuindo para as crianças terem energia e um intestino equilibrado, com funcionamento adequado e células saudáveis. Ainda apresentam magnésio, manganês e fósforo, importantes para a saúde dos ossos. Alguns exemplos são os pães, biscoitos, torradas, tapioca, bolos e cereais matinais (dê preferência às opções integrais);

– Grupo dos leites e derivados: contribuem com o consumo de minerais, como cálcio, fósforo, potássio e proteínas de boa qualidade, que são essenciais para o equilíbrio e formação das estruturas do corpo, como ossos e músculos. São os queijos, leite, iogurte e compostos lácteos;

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– Grupo das frutas: importantes para o consumo de fibras e vitaminas C e A, as quais participam de diversas funções do corpo, como defesa e visão. Elas podem ser consumidas frescas, secas ou em forma de suco natural;

Alimentos ricos em açúcar e gorduras devem ser evitados, pois seu consumo excessivo está associado ao ganho de peso, níveis alterados de colesterol e glicose no sangue.

Fonte: Mead Johnson Nutrition

Sobre a Mead Johnson Nutrition – Empresa fabricante de complementos alimentares, fórmulas infantis e compostos lácteos fundada nos Estados Unidos há mais de um século, Mead Johnson Nutrition está presente em mais de 60 países, incluindo o Brasil, onde opera há mais de 50 anos. Sua missão é proporcionar o melhor início de vida para os bebês e criança.

 

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1 Comentário

  • Responder Daiana 10 de setembro de 2016 em 23:21

    Legal.

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