Quando dormirmos, existe sempre uma fase da noite em que os nossos olhos parecem movimentar-se – é a fase REM. Durante anos, os cientistas acreditaram que este movimento pudesse estar associado aos sonhos. Um estudo recente desenvolvido por uma equipa da Universidade de Tel Aviv confirmou que o movimento dos olhos corresponde a uma “mudança de cenário” nos nossos sonhos.
O estudo contou com a colaboração de cientistas de França e Estados Unidos, e conseguiu associar pela primeira vez este movimento aos sonhos que acontecom no sono REM – a última fase do ciclo de sono e na qual sonhamos. O estudo foi publicado na plataforma Nature Communications.
Ao longo de quatro anos, 19 pacientes foram analisados pela equipa de investigadores ao longo de diferentes horas do dia. Nessas análises, os cientistas tomaram em atenção os neurónios relacionados com a associação de um conceito a uma imagem (ou imaginação). Quando acordados, esses neurónios são ativados quando vemos uma nova imagem, ou começamos a imaginar uma coisa diferente.
Os cientistas chegaram à conclusão que o mesmo acontece quando estamos a dormir: os neurónios ativam no momento em que os olhos se movimentam. “É muito provável que os movimentos dos olhos representem algum tipo de reset, ou mudança para o próximo cenário”, afirma Yuval Nir à BBC.
Mesmo invisuais ou bebés que ainda não veem podem fazer estes movimentos. A justificação é que os movimentos não significam que estejam a à procura de alguma coisa, ou a analisar o cenário, mas sim que a cena é diferente da anterior.
Se bem que os cientistas ainda não conseguiram descobrir o conteúdo dos sonhos, este estudo pode ajudar a chegar a uma explicação para o sono REM.
Texto extraído na íntegra do site Querosaber
Nenhum Comentário