Positive-se

Projeto “Banheiros que falam”

14 de março de 2019

Até o ano passado, algumas das as portas dos banheiros do Colégio Esquema Único, escola parceira do Sistema de Ensino Poliedro, em Bauru (SP), continham frases e palavras com entonação negativa, que causavam uma reação indesejada a toda a comunidade escolar. Por meio do projeto “Banheiros que falam”, a escola reverteu esse cenário e hoje quem entra nestes recintos visualiza frases de impacto positivo como “Cada novo amanhecer é uma nova chance que a vida te dá”, “Tudo vai melhorar, é questão de tempo”, entre outras.

“Com o objetivo de modificar essa realidade, pensamos em estimular a criatividade, o trabalho coletivo, o autoconhecimento e a valorização das emoções”, afirma a professora de História do Ensino Fundamental Claudia Caroline Robles, idealizadora do projeto.  As frases foram selecionadas em um concurso promovido pela escola com a participação de alunos do 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental. A votação ocorreu durante a Feira de Ciências, no site da escola e na página do Facebook. Os alunos pesquisaram e criaram suas próprias frases.

Iniciado em outubro de 2018 e finalizado no último mês de fevereiro, o projeto partiu da ideia de que adolescentes gostam de expressar suas emoções, mas que era preciso mudar as escritas negativas nas portas dos banheiros. Os professores perceberam que, muitas vezes, as inscrições condiziam com momentos de tristeza ou mesmo de raiva.

No total, foram inscritas 92 frases, sendo 40 vencedoras. Os alunos também participaram da pintura das portas, com tinta lousa, e produziram ilustrações com giz. “Na conclusão, os participantes receberam um certificado e um chaveiro com o desenho que pintaram nas portas, para guardarem como lembrança. O projeto, com apoio da nossa mantenedora, Rogéria Duarte, terá sua extensão, pois levaremos a uma escola Estadual da região de Bauru”, conta a coordenadora pedagógica do Colégio, Thais Alencar.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: