Saúde

Saiba como cuidar da sua saúde bucal e evitar a transmissão do COVID19

27 de março de 2020
O Chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou, nesta segunda-feira, que a pandemia de coronavírus está acelerando e o mundo já tem mais de 300 mil casos registrados. Sabemos que o melhor tratamento para o vírus é evitar o contato com outras pessoas. Porém, além disso, é muito importante manter os devidos cuidados com a saúde bucal.

bucal
“A saúde bucal deve ser uma rotina e é preciso que todos mantenham uma boa escovação, o uso do fio dental e, também, do enxaguante bucal. Essas ações diárias fazem com que diminuam o risco de transmissão do coronavírus”, afirma Eric Daldegan, cirurgião dentista, implantodontista e protesista.

O Dr. Fábio Sato, cirurgião dentista e especialista bucomaxilofacial, explica que manter a saúde bucal e a rotina de higiene evita o crescimento de microorganismos que podem circular pelo corpo todo.

Para ajudar a população brasileira a melhorar a higiene bucal e, também, a evitar o transmissão do coronavírus, os cirurgiões dentistas preparam dicas essenciais para o momento que o país enfrenta:

Segundo o Dr. Eric, diversas pessoas tem a mania de colocar a mão na boca e isso acaba sendo uma ação involuntária, onde na maioria das vezes, elas nem percebem o ato. Porém, uma medida muito importante para evitar a transmissão é se policiar para não levar a mão a boca, pois ela é uma parte do corpo que está em contato direto com diversas superfícies e acabam absorvendo todos os tipos de bactérias.

Trocar a escova de dente com regularidade deve ser um hábito que o brasileiro precisa adotar. Além da higiene, a escova de dente usada por muito tempo acaba perdendo a sua eficácia e, assim, não desempenha o seu papel de limpeza com 100% de excelência. “Ao ficar internado ou ter contato com alguma pessoa que apresentou os sintomas do COVID-19, é importante realizar a troca da escova, para que ela não fique com bactérias. Além disso, escovar os dentes depois de todas as refeições evita que o ambiente se torne favorável para o vírus”, afirma Dr. Fabio Sato.

A boca é a porta de entrada para inúmeras bactérias. “Os fluidos da boca podem transmitir o vírus, então, a minha recomendação é que beijos sejam evitados nesse período”, explica o Dr. Eric Daldegan.

Os brasileiros devem se manter em casa, isolados, para que a propagação do vírus não aumente ainda mais. Porém, não é porque está em casa, sem contato com as pessoas que se deve esquecer da higiene bucal. “As vezes, relaxamos com a saúde bucal porque estamos em casa, mas com a pandemia de coronavírus, não podemos descuidar um minuto sequer, porque qualquer ato falho, o vírus já pode se manifestar”, finaliza Dr. Fabio Sato.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: