Positive-se

A mesma chuva que traz felicidade também pode trazer muita tristeza.

13 de março de 2016

Chuva sempre foi sinônimo de vida pra mim.

A Chuva aumenta a umidade do ar, aumenta os níveis dos rios, disponibiliza umidade para as raízes das plantas, ajudando na agricultura além de abastecer os reservatórios que nos mantem. Enfim, a água é indispensável para nossa sobrevivência.

 

No entanto, período muito chuvosos não traz só benefícios. Infelizmente a chuva também pode trazer muita tristeza como enchentes ,queda de casas, morte de pessoas…

 

Desde quinta-feira estamos acompanhado imagens chocantes de cidades como Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato entre outras completamente alagadas. Milhares de pessoas desabrigas, animais abandonados, pessoas desaparecidas e mortas por decorrência das chuvas que não cessaram. É difícil ver as imagens e não se emocionar.  Agora mesmo na TV,  vi uma mãe falando ao reporter: ” Perdi tudo de material mas meus filhos se salvaram então não perdi nada de valioso. Vou recomeçar como sempre fiz” deixando a entender que aquela não era a primeira vez que ela tinha que recomeçar. Dificil conter as lagrimas.

Na Grande São Paulo, as chuvas de ontem causaram mais deslizamentos, alagaram mais ruas e deixaram mais pessoas desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, foram registradas ao menos 18 mortes na região da Grande São Paulo e mais duas no interior.

Grande São Paulo (18 mortos)
– Mairiporã: 5 mortos e 5 desaparecidos
– Francisco Morato: 8 mortos
– Guarulhos: 1 morto
– Cajamar: 1 morto
– Itapevi: 2 mortos
– Franco da Rocha: 1 morto

Interior (2 mortos)
– Itatiba: 2 mortos

Precisamos ajudar estas pessoas de alguma forma. A gente precisa pensar no próximo,  independente se ele é “próximo” da gente. Temos o péssimo costume, e eu me incluo neste exemplo, de se sensibilizar mais quando as coisas acontecem com um parente, amigo ou até mesmo um vizinho. Difícil é pensar no “próximo” que está longe fisicamente, que não tem nenhuma ligação com a gente né?

 

Mas precisamos pensar diferente. Não dá pra esperar que a salvação venha das autoridades, dos politicos porque a julgar pela história, eles fazem muito pouco por aqueles que realmente precisam. A solidariedade e a ajuda coletiva continua sendo o melhor caminho.

 

 

Aqui esta algumas das imagens da situação destas cidades e famílias. Embora tenha pesquisado muito, só consegui o endereço e o telefone para doação da cidade de Franco da Rocha. Por isso, quem souber e puder me enviar, os demais pontos de apoio agradeço imensamente pois vou complementar nos próximos post sobre este assunto.

chuva

mogi

chuva

caieiras - Copia

franco da rocha - Copia

estacao_bras_cubas2ok

 

mairipora (1)

sao roque

2

3

4

5

6 7

8

9

10

11

13

14

15

16

17

 

 

Fotos extraídas do site:http://g1.globo.com/

 

FRANCO DA ROCHA

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá, na Avenida Sete de Setembro, e o Clube das Acácias, na Rua Raul Bressane Malta, 519, estão abrigando as famílias.

Quem quiser prestar auxilio aos desabrigados com doações deve dirigir-se à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Coronel Domingos Ortiz, 499, e nos telefones 4800-7492, 4800-7493 ou 4800-7494.

Quem quiser se oferecer para ajudar como voluntário deve ligar no número 4800-6105.

 

Demais localidades, quem puder informar no comentário, eu complemento o post.

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!