Decoração & Design

5 dicas práticas para redecorar o seu jardim

18 de julho de 2019

Ter um jardim em casa é o sonho de muita gente, e se você já vive este sonho vale a pena valorizá-lo. E o melhor é que você não precisa de muito para dar novos ares ao seu jardim e deixa-lo mais bonito e aconchegante!

Por isso, hoje vamos mostrar algumas ideias simples, utilizando materiais que possivelmente você deve ter em casa para deixar o seu cantinho ainda mais delicioso. Confira abaixo:

  1. Troque a grama pelas pedras 

Um bom primeiro passo se você quer um jardim otimizado e fácil de cuidar é criando caminhos com diferentes tipos de britas, pedras que você pode reutilizar daquela reforma antiga – veja aqui os tipos de brita para escolher o mais adequado para seu jardim! Você pode optar por versões de gramatura maior para causar mais impacto, e intercalar as pedras com algumas mudas altas de plantas como a espada-de-são-jorge, que crescem para cima e não para os lados.

  1. Luzes de Natal fora de época

 Quem disse que as luzinhas de Natal servem apenas para a decoração de fim de ano? Aproveite as luzes coloridas ou brancas para dar um up no espaço, criando um caminho de luzes no chão ou decorando as muretas e paredes do ambiente. Se você tem um jardim amplo, uma boa ideia é usar um cordão de luzes que vai de um lado ao outro, criando um foco de luz secundário, mais quente e aconchegante.

  1. Brinque com o que você já tem

 Um jardim bonito pode ser construído de muitas formas. Se você quer aderir a um espaço mais sustentável, pode usar tanto pneus antigos, quanto caixotes de madeira, daqueles que vemos nas feiras de rua, para colocar as suas mudas. Essa é uma forma simples de criar pequenos cercadinhos para as suas plantas ou uma casinha permanente para a sua mini-horta particular. Use tintas coloridas para combinar essas peças com o espaço que você tem ou deixe-os como estão para uma vibe mais natural.

jardim

  1. Invista nas plantas certas

 A melhor forma de cultivar um jardim sem esforços ou custos adicionais é escolhendo as plantas certas. Na hora de comprar as mudas, pesquise sobre o espaço que você tem, saiba onde bate sol e onde há mais sombra e quais plantas ficariam melhor em cada lado do jardim. Isso é importante tanto para mantê-las vivas por muito mais tempo, quanto para evitar trabalho extra. Vale a pena também procurar por plantas que, naturalmente, exigem menos trabalho e cuidado, como cactos.

  1. Use as paredes

 Caso o espaço que você tenha seja limitado, talvez seja interessante pensar em um jardim vertical. Use as paredes para montar prateleiras com as suas plantas preferidas ou com as ervas que você gostaria de cultivar na sua horta própria. Além de otimizar o espaço, esse é um jeito fácil de colocar mais verde dentro de casa – e você pode fazer bom uso daqueles caixotes de madeira, perfeitos para essa ideia!

Em resumo, você não precisa gastar muito para ter um jardim incrível em casa. Alguns pequenos ajustes são o suficiente para deixá-lo com cara nova e você pode usar do que já tem em casa para fazer essa transformação simples, mas efetiva.

Gostou das dicas? Compartilhe as suas com a gente!

Imagens:

Imagem de Martin Kníže por Unsplash  

Imagem de “My Life Through A Lens” por Unsplash

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: