A gravidez gera uma série de modificações intensas no corpo da mulher em um curto período, e não é à toa que muitas grávidas se queixam de dores nas costas durante a gestação.
Com o crescimento constante e rápido do útero, a região abdominal sofre uma série de arranjos para alocar o bebê junto aos órgãos internos e à estrutura óssea, principalmente na região pélvica. Os músculos dessa área acabam se enfraquecendo e sobrecarregando os nervos da coluna, causando dores.
Além disso, o corpo da gestante passa por muitas alterações hormonais: o corpo lúteo (glândula endócrina do ovário) e a placenta passam a produzir grandes quantidades de um hormônio chamado relaxina, que tem a função de esticar o útero e amolecer as articulações pélvicas, preparando o corpo feminino para o momento do parto.
Também podemos somar todos esses fatores ao ganho de peso, condição que já representa uma sobrecarga para coluna até em mulheres que não estão grávidas e também nos homens.
Apesar das dores nas costas durante a gravidez raramente prejudicarem o desenvolvimento do bebê, as gestantes precisam informar sobre os sintomas durante os exames pré-natais. Caso as dores sejam intensas, o médico indicará o tratamento e medicações mais adequadas para a grávida (que jamais deve se medicar por conta própria).
Veja algumas dicas simples que podem ajudar a amenizar as dores nas costas e a aproveitar com mais disposição esse momento tão importante da vida.
Exercícios físicos leves
Se não houver contraindicação médica, a grávida pode realizar exercícios de baixo impacto como pilates, ioga, hidroginástica e caminhadas. Em caso de gravidez com recomendação de repouso, é possível acionar serviços profissionais de fisioterapeutas, inclusive podendo optar pela opção da fisioterapia domiciliar, para ajudar a fortalecer a musculatura e corrigir a postura.
Compressas com água quente
É possível aproveitar a água quente do banho direcionando o jato para a região dolorida ou aplicar compressas com bolsas de água quente. O calor ajuda a relaxar os músculos inflamados. Outra opção também é aplicar compressas de água morna com óleos naturais de eucalipto ou manjericão até 3 vezes ao dia por 15 minutos – converse com seu médico antes.
Cinta de sustentação
O acessório ajuda na distribuição do peso da barriga e na correção da postura. Antes de optar pelo uso, converse com o seu médico para verificar se não há restrições e qual é o modelo mais adequado.
Use calçados adequados
Invista em sapatos anatômicos e confortáveis, com sola amortecedora e antiderrapante para evitar a sobrecarga dos joelhos e calcanhares durante a mudança do centro de equilíbrio causada pelo crescimento da barriga. Evite as sandálias rasteirinhas e saltos.
Vigiar a postura
A grávida que passa muito tempo sentada deve adequar seu assento com a altura ideal para manter os joelhos no ângulo certo e garantir apoio adequado para as costas, que devem permanecer eretas. Evite passar muito tempo em pé e carregar peso.
Durma com um travesseiro no meio das pernas
Esse simples truque ajuda a estabilizar a coluna e evitar sobrecargas. A posição mais indicada e se deitar de lado e colocar o travesseiro no meio das pernas. Já existem no mercado diversas opções de travesseiros estabilizadores feitos especialmente para grávidas.
Evite ganho de peso excessivo
É normal ganhar alguns quilos durante a gravidez, mas tome cuidado com a alimentação e evite o ganho de peso excessivo que, além de prejudicar a coluna, pode trazer riscos ao parto.
Gostou?
Deixe seu comentário aqui
2 Comentários
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.