Drozdowski Educação & Comportamento Reflexões

A INGENUIDADE DE UMA AMIZADE

27 de agosto de 2018

Não é incomum que as crianças sejam apaixonadas por pets, principalmente, cachorros e gatos.

Como decidir por atender ao apelo da criança?  afinal, os pais logo imaginam o trabalho que possam ter com os cuidados deste animalzinho e como introduzi-lo na família.

Já se sabe que a interação entre crianças e animais é extremamente saudável, principalmente no que se refere as bases do desenvolvimento de personalidade. Mas atenção! Crianças até os 2 anos de idade não possuem, ainda, o discernimento entre um brinquedo e um ser vivo. Neste caso, cabe maior atenção dos pais para que não ocorra um comportamento indesejado por parte do pet que agirá por instinto ou mesmo alguma reação da criança que possa machucar o peludo.

Evidente, que para pais que já conviveram e são apaixonados por bichos, a familiarização com a criança é muito mais fácil, entretanto, vou colocar algumas dicas para que seu filho faça sua primeira e melhor amizade dentro de casa.

Melhores amigos

• A criança que convive e brinca com animal de estimação desenvolve base sólida de comportamento e características de personalidade, tende a ser um indivíduo mais seguro, generoso com qualquer outro ser vivo e a capacidade de buscar o bem e ser feliz.

• O convívio social será favorecido, pois a criança aprende o valor do companheirismo, princípio de lealdade e apresenta menor agressividade.

Cuidados com a saúde

  • Um animal de estimação em sua casa diminui doenças e reforça o sistema imunológico da criança.

  • Embora sabemos que neste convívio as crianças desenvolvem anticorpos, não coloque nenhum deles em risco com esta convivência. Visite um veterinário sempre que necessário, vacine seu pet anualmente e vermifugue como forma preventiva.

Adotar ou comprar

  • Esta atitude será o maior exemplo para seu filho de generosidade, afinal, “AMIGO NÃO SE COMPRA”.

Lembre e ensine ao seu filho que o AMOR não tem raça

  • E se vc já está pronto para atender ao apelo de seu fiho/filha e abrir seu coração para novo membro da família, vou passar alguns endereços de Ongs e Protetores que fazem um belíssimo trabalho para que os pets vítimas de maus-tratos encontrem um lar com muito carinho e afeto ….esse lar pode ser o seu !!!

 

LINKS em SP, RJ e Manaus

 Se você tem dúvidas e/ou curiosidade mande para nosso Blog. Participe !

 

IVETE DROZDOWSKI

Psicóloga Organizacional

Fotógrafa

Ativista na Causa Animal

Contato: @drozdowski_photos/

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: