Sem categoria

AS DIFERENÇAS ENTRE MICROCEFALIA E PLAGIOCEFALIA

17 de dezembro de 2015

O assunto de microcefalias está em alta e muitas pessoas têm perguntas sobre a doença. Uma das dúvidas é a diferença entre ela e a plagiocefalia. Uma é consequência da outra? As causas e tratamentos são os mesmos? Como diferenciá-las?

Babies com órtese (20)

A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Ela normalmente é diagnosticada no começo da vida e é desenvolvida quando o cérebro não cresce o suficiente durante a gestação ou após o nascimento, seja por algum problema genético ou ambiental.
Não há tratamento para a doença, porém a criança diagnosticada com microcefalia pode ser acompanhada com fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia para melhorar sua qualidade de vida e seu desenvolvimento.

 

Já a plagiocefalia é o termo médico que designa uma assimetria da cabeça, com “achatamento” da parte posterior do crânio ou de um dos lados. É uma situação bastante comum e que tem aumentado nos últimos anos, devido às indicações formais e corretas para os bebês dormirem de barriga para cima, de forma a prevenir a Síndrome da Morte Súbita.

 

A plagiocefalia posicional pode ser evitada, tem cura e pode ser revertida quando tratada com o uso da órtese craniana no período máximo de 1 ano e 6 meses de vida do bebê. Isso acontece, porque após este estágio as suturas cranianas (moleira), vão se fechando lentamente. Após os 24 meses o processo está praticamente concluído e a possibilidade de reverter a assimetria se torna nula.

alinhamento da face formato da cabeça visão do topo visão de lado

 

Babies com órtese (24)

 

O Dr. Gerd Schreen, da Clínica Heads explica que “mesmo sendo coisas distintas, muitas vezes andam juntas. Já tratamos alguns pacientes com microcefalia que apresentavam também as assimetrias cranianas posicionais, por exemplo. O uso das órteses não trata a microcefalia, mas sim algumas consequências dela”.

 

Abaixo as dicas de como prevenir a assimetria craniana nos bebês:

 

 

  • Ao colocar o bebê para dormir de barriga para cima, posicione sua cabeça levemente voltada para um lado, depois para o outro, alternando o apoio.
  • Evite o uso exagerado do bebê-conforto. Este equipamento foi desenvolvido para ser usado no carro e seu uso deve se restringir a isso. Deixar o bebê por horas no bebê-conforto certamente levará a um apoio excessivo na região de trás da cabeça.
  • É muito importante colocar o bebê de barriga para baixo por alguns períodos quando estiver acordado e sob supervisão. É o que chamamos deTummy Time, ou “tempo de bruços”. Nessa posição, o bebê fica livre do apoio na parte de trás da cabeça, ao mesmo tempo em que desenvolve a musculatura da nuca e do ombro.
  • Se o bebê tem uma preferência exagerada de virar a cabeça sempre para o mesmo lado ou tem até uma limitação para virar para o lado oposto, pode ter o chamado Torcicolo Congênito. Converse com um especialista para verificar se não há necessidade de fazer um pouco de fisioterapia para corrigir esse torcicolo, pois está fortemente associado à plagiocefalia posicional por levar a um apoio viciado.

 

 

 

 

Babies com órtese (31)

 

Fonte: Clínica Heads

Sobre a Clinica:

www.clinicaheads.com.br

Comandada pelo Dr. Gerd Schreen, a equipe da Heads é a primeira no Brasil dedicada ao tratamento das assimetrias cranianas em bebês, que até então só podiam ser cuidados nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Os profissionais da clínica estão aptos a diagnosticar os tipos de assimetrias, indicar para os pais como prevenir, reverter a situação e fazer o tratamento com capacetinhos ortóticos. Dr. Gerd trouxe esta técnica ao Brasil, após ter se especializado em assimetrias cranianas em bebês, ao viajar para os Estados Unidos para tratar este mesmo problema na sua filha caçula. Nos últimos 5 anos ele já cuidou de mais de 1.400 crianças. A Heads tem clínicas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

São Paulo

Av. Ibirapuera, 2907 Cj 1716
Bourbon Convention Corporate Plaza

 

Rio de Janeiro

Av. das Américas, 3500 Bl. 7 Cj.436

Barra da Tijuca

 

Site: www.clinicaheads.com.br

Facebook: facebook.com/clinicaheads

Instagram: @clinicaheads

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: