Mulher & Maternidade

Casais devem fazer sexo até quatro vezes na semana para engravidar

15 de março de 2018

Nos consultórios médicos dos ginecologistas e especialistas em reprodução humana, uma queixa se repete: doutor, estamos fazendo sexo com frequência, porque não engravidamos?

Estatisticamente, de acordo com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), há entre 15 e 20% de probabilidade de um casal engravidar em um único ciclo menstrual. Ou seja, a possibilidade maior é de a gravidez não ocorrer espontaneamente, mesmo que os parceiros estejam dedicados às tentativas.

“O que precisa ser observado, nesses casos, é o período em que estão acontecendo as relações sexuais”, observa o médico especialista em reprodução humana, Ricardo Nascimento (CRM-SC 3198), da Clínica Fecondare.

O momento certo para o sexo é quando a mulher está ovulando. “É quando as relações sexuais devem acontecer mais frequentemente, pois o óvulo permanece no organismo feminino por apenas 24 horas”, explica o médico.

Como calcular o período fértil para saber quantas vezes ter relações para engravidar

Há maior chance de engravidar quando a prática sexual ocorre alguns dias antes da data em que acontece a ovulação. “Os espermatozoides vivem por até 72 horas no organismo feminino, por isso, os casais podem iniciar as relações alguns dias antes da liberação do óvulo para tentar engravidar”, informa o médico.

Ricardo Nascimento diz que o consenso é de que deve haver o envolvimento sexual cerca de três a quatro vezes no período fértil feminino para aumentar as chances de ocorrer a concepção. Ele explica como fazer o cálculo para a mulher saber quando acontece a ovulação: “É preciso anotar o primeiro dia do início da última menstruação e o primeiro dia do início da próxima, contar quantos dias transcorreram entre um dia e outro e dividir esse número pela metade. Depois, é só contar no calendário esse número de dias, partindo da data do início da última menstruação. O dia em que cair o 14º dia, por exemplo, se o ciclo for de 28 dias, no total, é a provável data da ovulação”.

Uma forma mais moderna e fácil de fazer essa conta é acessar, na internet, as calculadoras da ovulação ou fazer o download de aplicativos, no celular, desenvolvidos para acompanhar o ciclo menstrual das mulheres. A maioria é gratuito.

Enquanto estiver tentando engravidar, os casais precisam ter um cuidado, de acordo com o médico. “Parceiros que estão tentando ter um filho podem fazer do sexo uma verdadeira saga, às vezes desnecessária, por desconhecer o processo e quantas vezes ter relações para engravidar”, observa.

A dica do especialista é manter a ansiedade longe. O fator exerce uma influência direta nas chances de a gravidez ocorrer. “Assim, a maior preocupação do casal que estiver tentando engravidar deve ser relaxar e curtir o momento a dois, pois a gravidez é uma consequência do momento de cumplicidade do casal”, enfatiza Ricardo Nascimento.

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: