DICAS

Como montar um cronograma de limpeza doméstica

10 de março de 2019

Algumas dicas podem ajudar a definir as prioridades diárias, semanais, quinzenais, mensais e até mesmo anuais

Manter a casa em ordem não é a tarefa mais fácil do mundo, principalmente, para quem trabalha o dia todo fora. Mas, montar um cronograma com as tarefas essenciais do dia a dia, da semana, da quinzena e do mês pode facilitar bastante na hora de otimizar o tempo.

A diretora da Limpezas Amelia, Luara Milaina, separou algumas dicas para ajudar. “É importante adaptar o cronograma à sua rotina e não se cobrar caso não dê tempo de realizar determinada tarefa. Sem contar que alguns dias podem ter compromissos extras e não dá tempo de fazer nada”, explica.

Algumas tarefas básicas precisam ser feitas todos os dias para manter a casa em ordem sempre, são elas: arrumar a cama, arejar os quartos (deixando a luz do dia entrar), separar a roupa para lavar, limpar pias do banheiro e cozinha, lavar a louça, higienizar o vaso sanitário e limpar superficialmente o fogão e a mesa.

“Para quem mora com mais pessoas, sejam amigos, irmãos, filhos, maridos, esposas, etc… é bacana dividir essas tarefas e assim acaba rapidinho”, afirma Luara.

Fazendo isso todos os dias, aquela faxina semanal fica mais leve. É importante que 1 vez por semana as seguintes tarefas sejam realizadas: trocar roupa de cama, mesa e banho, passar roupas, fazer lista de compras, passar pano e esfregar o chão da cozinha, tirar pó, limpar vidros e espelhos, esvaziar lixeiras, lavar banheiro e montar o cardápio da semana para que você não perca tempo no dia a dia.

“Para quem mora em casa e tem calçada, é legal lavá-la uma vez por semana”, conta Luara.

A cada 15 dias é importante verificar as datas de validade dos produtos que estão na geladeira e armários, limpar internamente geladeira, microondas e fogão, limpar as paredes, aspirar sofá, tapetes e colchões.

“Mensalmente o ideal é limpar a máquina de lavar, limpar as paredes, rejuntes, rodapés e janelas”, ensina Luara.

E, existem aquelas tarefas que podem levar mais tempo para serem feitas, que podem ser feitas em um intervalo de 6 meses a 1 ano, como: lavar cortinas, tapetes e persianas, limpar lustres e tetos e limpar ralos e sifões.
“Outra dica é tirar todas as coisas que não são mais utilizadas, jogar fora o que não presta e doar o que ainda está conservado. Assim, acumula-se menos tranqueira e bagunça”, finaliza.

Cansou só de ler? É difícil achar tempo para tudo isso, se divertir e trabalhar, não é mesmo? Por isso, hoje está cada vez mais fácil dividir essas tarefas com profissionais especializadas que podem te ajudar com diárias de acordo com a sua necessidade. A Limpezas Amelia é uma empresa, localizada no ABC Paulista, que oferece serviços de diaristas, mensalistas, passadeiras, lavadeiras e até mesmo cozinheiras para toda região metropolitana e São Paulo. Assim, fica mais fácil conciliar tudo e ter tempo para si.

“De repente, a pessoa consegue fazer o básico do dia a dia e chama uma diarista uma vez por semana ou a cada 15 dias para fazer o restante do trabalho. Ter uma ajuda profissional é investir no seu patrimônio, pois é uma garantia de que cada espacinho de casa esteja sendo bem cuidado, assim, aumentando o tempo de vida útil e não deixando nenhum cantinho de fora”, explica.

Para mais informações acesse nossas redes sociais:

Facebook: @limpezasameliaoficial

Instagram: @limpezasamelia

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: