Saúde

Escova dental com inteligência artificial: Esta e outras curiosidades sobre a saúde bucal

6 de novembro de 2018

Saúde um tema, que possui diversas ramificações em sua ampla gama de estudos,porém neste conteúdo o foco será Saúde Bucal.Você sabia que à saúde da sua boca reflete em todo organismo?

Muitas são as dúvidas e curiosidades sobre o tema citado acima, por isso realizamos a abordagem de 5 tópicos sobre o assunto. Você conhece as transições atemporais sobre à saúde bucal? Você já se perguntou como surgiu o palito de dente? Não? Conheça essas e outras curiosidade sobre saúde bucal.

Quando surgiu a primeira escova de dente?

Através de estudos arqueológicos, foi encontrado em uma tumba egípcia com 5 mil anos de existência, um objeto classificado como a mais antiga escovas dente. A primeira escova era feita de um pequeno ramo com a ponta desfiada até restarem apenas as fibras.

A evolução disto foi a escova de cerdas que surgiu na China por volta de 1498. Era feita com pêlos de porco em umas das extremidades da haste que era composta por um pedaço de bambu ou osso.

Entretanto nessa época havia um ponto negativo neste acessório de higiene pessoal, além de ser muito caro, com o decorrer do tempo as cerdas mofavam, trazendo mais prejuízo do que benefícios para a saúde bucal.

Como surgiu o palito de dente?

Charles Forster foi o grande responsável por comercializar algo que hoje está deve estar na casa, se não de todas, da maioria das pessoas, os palitos de dente. A idéia surgiu durante uma viagem à Pernambuco, na qual Charles ficou impressionado com a qualidade da saúde bucal dos brasileiros.

Nesta época utilizava-se palitos de salgueiro (árvore de galhos longos e finos) para limpar seus dentes. Ao retornar para sua terra natal, Charles contratou um inventor com a finalidade de realizar uma produção em massa e padronizada desses palitos, enxergando uma oportunidade de negócio e também colaborar para uma melhor higiene bucal.

Com eficazes estratégias de venda, este empreendedor ganhou o mercado mundial, tornando-se multimilionário com as vendas dos palitos de dente.

Escova com inteligência artificial

Recentemente foi criada a escova dental com inteligência artificial BABAHU X1.

Esta escova propõe uma forma de escovação diferenciada, pois efetua todo o processo da higiene bucal sem a necessidade de muitos esforços,tudo que você precisa fazer é colocar o creme dental na escova, inseri-la na boca e apertar o botão. A limpeza dental será realizada através da inteligência artifical que usa técnicas avançadas para realizar a higienização de forma eficaz.

Outra vantagem desta inovação na área da saúde é que com ela você pode realizar diversas tarefas enquantos seu dentes estão sendo limpos. A escova ainda não chegou no Brasil, mas tem sido comercializada em países como EUA e Canadá, disponível em 3 tamanhos classificados por faixa etária: de 2 à 6, 6 à 13 e acima de 13 anos.

Sobre o método de escovação, o BABAHU X1 utiliza a famosa técnica Bass(método de escovação desenvolvida por Dr. Bass após este ter sido diagnosticado com uma doença na gengiva), recomendada por 80% dos dentistas em todo o planeta. Possui cerdas super macias que cobrem os dentes dos 6 lados com um ângulo específico de 45 graus.

Esta escova foi produzida, levando em consideração não apenas a eficácia do produto, mas também a durabilidade, pois o bocal é feito de silicone comestível aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, e possui característica anti-queda e IPX7(proteção à prova d´água).

Seu design impede que ocorram avarias no produto em casos de quedas acidentais e além disso, possui um rápido sistema de carregamento sem fio, sendo necessário carregar por duas horas para um rendimento de 30 dias.

Como eram as dentaduras no mundo antigo?

As dentaduras, também conhecidas como próteses, são utilizadas para suprir a ausência de dentes e aumentar a qualidade de vida. Além de ajudar a restabelecer a capacidade mastigatória, as dentaduras também são um importante aliado estético que podem influenciar positivamente a auto estima daqueles que por algum motivo perderam seus dentes.

Existem relatos históricos que datam da época de Napoleão Bonaparte que indicam que os soldados mortos em guerra tinham seus dentes violados por ladrões com a finalidade de produzirem dentaduras.

No ano de 1927, o governo japonês deu ordem para que retirasse parte de um cemitério, para realizar construção de uma via pública, durante este processo foi encontrada uma dentadura, que pertenceu a um famoso samurai nomeado como Hidam Nokami Yagyu de acordo estudiosos, a dentadura possuía 344 anos de existência. A prótese do famoso samurai era feita com uma base de madeira Tsuguê, árvore japonesa e os dentes eram de pedra de cera e sua cor marrom.

Como prevenir as Cáries?

Foi constatado, através de estudos científicos que a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans , que formam uma coletividade de placas também conhecidas como biofilme, que ao entrarem em contato com restos de comida, principalmente o açúcar, produzem um ácido que corrói os minerais dos dentes até quebrá-los. A principal forma de desenvolver cáries é devido à ausência ou uma má higiene bucal.

De acordo o Conselho Regional de Odontologia em São Paulo, quase 90% dos brasileiros possuem cáries devido à falta de higiene bucal e que 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista, número que representa 13% da população desse grupo. Entretanto, de acordo com o Ministério da Saúde, a média de dentes cariados em adolescentes é de 6,2.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia(ABO), Newton Miranda de Carvalho, os números colocam a cárie como um problema de saúde pública. Para evitar o agravamento deste quadro, especialistas recomendam atenção redobrada à higiene bucal. Utilizar o fio dental diariamente, escovar os dentes no mínimo 2 vezes ao dia e procurar o dentista a cada seis meses ou sempre que perceber alguma alteração na boca parecem ser a melhor maneira de evitar cáries.

Fonte:  Plano Dental Amil

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: