Acabei de assistir a minissérie de 4 capítulos na Netflix e super recomendo!!
Baseado em uma história verdadeira, Nada Ortodoxa (Unorthodox) se passa entre Williamsburg, Brooklyn e Berlim atual. Esty faz parte de uma seita hassídica específica chamada Judeus Satmar, que são descendentes de uma pequena vila húngara quase totalmente exterminada no Holocausto. .
Esty decide se libertar de um casamento infeliz, fugindo para Berlim em busca de uma nova vida, junto com o filho que carrega no ventre.
A série mostra as tradições de uma comunidade que entendia que a mulher :
- É concebida apenas para ter filhos – para recuperar os milhões de mortes do Holocausto -, que se não tiver filhos é um fracasso;
- quando está menstruada é considerada impura;
- que precisa raspar o cabelo, como forma de proteção dos olhares dos outros homens. E cobrir os cabelos é um sinal para o mundo, e também para a própria mulher, de que ela está casada, símbolo de recato e;
- que não pode cantar e nem dançar porque é considerado atos de sedução.
Enfim, vale a pena assistir pois a mensagem é Linda! A serie Nada Ortodoxa é a história da luta pelo recomeço, pela liberdade de uma vida cheia de restrições.
A frase usada por Esty “Deus esperava muito de mim”, numa conversa com os novos amigos, explicado a razão de ter fugido e mostra o quanto a religião pesava e a sufocava.
Nenhum Comentário