Mulher & Maternidade

OS BENEFÍCIOS DO DESENHO PARA CRIANÇAS

9 de outubro de 2019

Desenhar é algo que vem naturalmente para a maioria das crianças. Rascunhar com lápis de cor em papel proporciona às crianças uma série de benefícios de desenvolvimento. A mães, no fundo do seu amor, podem identificar essa habilidade como porta de entrada para uma série de benefícios visíveis e invisíveis aos seus filhos.

 Acredito que aprender a desenhar é de grande valia para pais que se preocupam com o bem-estar de seus filhos. Em função disso, exploraremos os benefícios que o desenho pode ter no desenvolvimento de crianças.

1) Melhora na Concentração

A maioria das crianças tem pouca capacidade de se concentrar. As crianças entre 16-19 meses são geralmente capazes de se concentrar em uma atividade por até 3 minutos. No entanto, desenhar frequentemente ajuda a melhorar os níveis de concentração e estabelecer os conceitos de prática e foco.

Concentrar-se nas complexidades do desenho é muitas vezes o primeiro passo para estabelecer bons hábitos, levando ao sucesso acadêmico no futuro. A atribuição de tempo diário do seu filho em como desenhar bem e cada vez melhor ajudará a desenvolver a sua capacidade de concentração numa série de atividades aparentemente simples. Desenhar regularmente é a melhor forma de incrementar a  concentração a longo prazo.

crianças

2) Melhora na Criatividade e Expressividade

Mesmo as crianças de vocabulário rico não são inteiramente capazes de expressar suas emoções de forma clara. Desenhar ajuda as crianças a desenvolver sua inteligência emocional de forma criativa. Colocar lápis na mãos dos seus filhos dá e elas uma maneira de se comunicar alternativamente, mesmo que os rabiscos só sejam realmente compreendidas pela própria criança naquele momento.

Em alguns casos, os desenhos de uma criança podem fornecer aprendizados sobre suas capacidades emotivas, especialmente quando a criança é capaz de fornecer um contexto adicional. Desenhar não é apenas aprender a habilidade, é ser criativo. Os pais devem encorajar a criatividade através do desenho.

Também é importante usar o tipo certo de comunicação ao desenhar. Por exemplo, pergunte algo como “O que mais você pode desenhar?” para incentivar o pensamento construtivo. O desenho é conhecido pelos seus efeitos tranquilizantes e relaxador nas crianças, principalmente naquelas que passaram por experiências traumáticas.

A utilização de técnicas lúdicas como o desenho dá às crianças a oportunidade de interagir, independentemente de deficiências e/ou barreiras linguísticas. Não é por acaso que o desenho é como terapia.

crianças

3) Melhora na Confiança

Elogiar o desenho de uma criança ajuda a aumentar a sua confiança e dar-lhe a motivação para tentar outras atividades. O trabalho artístico de uma criança é frequentemente uma representação de como ela vê os objetos, as pessoas e a si mesma. Encorajá-las melhora a sua autoestima, impactando positivamente nas relações afetivas.

Quando o seu filho ou filha produz um desenho, elogie-o(a) e incentive-o(a) a falar sobre ele. Faça perguntas (quem, o quê, por que, onde) para extrair informações sobre os seus processos de pensamentos e de sentimentos.

crianças

4) Melhora na Coordenação Motora

Segurar um lápis ou qualquer material de desenho ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora. Quanto mais prática o seu filho tiver em desenhar, mais rápido ele desenvolverá a capacidade de realizar atividades trabalhosas como colorir e escrever.

No início, isto é feito mais eficazmente pela repetição de padrões simples. O que você tende a ver é que, inicialmente, as crianças fazem muita força sobre o lápis quando estão inseguras sobre o que estão fazendo. Com encorajamento e orientação adequada, é possível melhorar as suas capacidades pessoais e aumentar a sua confiança.

5) Incentiva a Análise Visual e Tomadas de Decisão

O desenho ajuda na análise visual de uma criança, compreendendo conceitos como distância, altura e textura. As tarefas de desenho auxiliam as crianças a entender a relação dos objetos entre si como profundidade e volume. A análise visual é uma habilidade fundamental para a vida, que pode ser aprendida desde cedo através de brincadeiras artísticas.

Os pais podem ensinar habilidades perceptivas visuais, construindo sua consciência de mundo. Ao contar uma história enquanto elas estão desenhando, você estimula a imaginação infantil. Ao combinar o desenho com a narração de histórias, descobrimos que a atenção das crianças aumenta consideravelmente.

Conectar linhas e unir pontos exige um grau de tomada de decisão. Para que a criança possa desenhar conscientemente um objeto, visualizar a forma e como passar para o papel são etapas necessárias. As capacidades de resolução de problemas que as crianças desenvolvem a partir do desenho também se transferem para outras disciplinas, como a matemática, onde as representações visuais são meios de encontrar uma solução.

Conclusão: Desenhar Nunca é Demais

Espero ter fornecido subsídios para os pais se darem conta do quão importante é o desenho no desenvolvimento da capacidade de uma criança. Resumindo, os benefícios são:

  1. Melhora na Concentração;
  2. Melhora na Criatividade;
  3. Melhora na Confiança;
  4. Melhora na Coordenação Motora;
  5. Incentiva a Análise Visual e a Tomada de Decisão

Para mais informações acesse https://comodesenharbemfeito.com.br

Leia também 5 brincadeiras que ajudam a identificar a Dislexia em crianças

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: