Aconteceu nesta terça feira, 14/08, o Prêmio Troféu Imprensa, uma iniciativa da revista e portal Imprensa.
O prêmio é idealizado e promovido pela Revista e Portal IMPRENSA e esta na sua 13 edição, tendo como missão, difundir o trabalho das mulheres na comunicação em todo o Brasil. É a unica premiação do pais a reconhecer especificamente o trabalho jornalistico de mulheres. A votação iniciou em fevereiro e selecionou diversas jornalistas em todo o País, distribuindo-as em 17 categorias.
Foi uma noite emocionante para as premiadas e seus familiares e amigos presentes na platéia.
A cerimonia começou com uma apresentação indiana:
A apresentadora Astrid Fontenelle, foi a grande homenageada da noite com o prêmio especial na categoria “Contribuição ao Jornalismo”. Ao receber o premio, Astrid recordou sobre sua trajetória profissional e disse que está no seu melhor momento, que tem muito para conhecer e no auge de sua criatividade. “Não gosto nem de ficar conversando sobre minhas ideias porque não quero aumentar o ritmo de trabalho.”
As 17 premiadas foram chamadas ao palco para recebimento do premio. Confira as fotos e depoimento de cada uma delas:
ÂNCORA DE RADIO – Carla Bigatto – Bandnews FM
” É uma honra estar aqui pelo segundo ano consecutivo. Ofereço este premio aos ouvintes da radio Bandnews FM que me ajudaram. Eu confesso que apelei pois a votação foi perto do dia das mães e eu disse, gente, a minha mãe vai adorar este premio e a minha mãe esta ali. Mãe, este e todos os prêmios são seus. Agradeço também a direção do grupo Bandeirantes de Comunicação e a Sheila Magalhães, minha diretora, que sempre me deu oportunidade, apoio e base para continuar crescendo. Espero estar por aqui novamente no próximo ano. Obrigada”
FOTOJORNALISTA – Mônica Zarattini – Fotógrafa
“Este premio veio em muito boa hora. Estou muito feliz em receber este troféu porque é um reconhecimento de mais de 30 anos de fotojornalismo. Eu sempre tentei levar para o leitor de uma maneira ética e responsável a melhor imagem da noticia. O lugar da mulher é onde ela quer estar, muito obrigada”
COMENTARISTA OU COLUNISTA DE TV: Julia Dualibi – GloboNews
Júlia não pôde estar presente e foi representada pela também premiada Vera Magalhães . No discurso ela destacou o percurso diferente da premiada e também amiga, que saiu do impresso e foi para a TV. “É um percurso diferente porque estes meios não eram muito interligáveis e hoje são. O que é muito bom porque o jornalismo se tornou muitiplataformas e a Júlia fez esta transição muito bem.”
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: Leila Suwwan – Airbnb
Leila começou seu discurso agradecendo à Vera Magalhães que foi sua primeira chefe de jornalismos. Dedicou também o premio à sua filha de 17 anos que também estava na plateia: “Mesmo sendo pequenininha, ela sempre me apoiou e esteve ao meu lado nos momentos de tropeços e vitórias. E em nome dela, eu queria deixar esta homenagem à todas as jovens mulheres no jornalismo que sempre se apoiam uma nas outras. A gente ainda precisa disso mas a gente já chegou muito longe” Obrigada ao portal e a revista Imprensa pelo premio e homenagem. “
COMENTARISTA OU COLUNISTA DE RADIO: Vera Magalhães – Jovem Pan
REPÓRTER DE JORNAL OU REVISTA: Monyse Ravenna – Brasil de Fato Pernambuco
Em seu agradecimento destacou a importância de colocar no arco das mulheres que são premiadas, veículos que estão fora deste circuito dos grandes veículos de comunicação: “Sou jornalista do Brasil de fato fato, sou de um veiculo de comunicação popular, faço jornal impresso, em Pernambuco. Um jornal que é distribuído na rua. Faço jornalismo para o povo, por isso é muito importante considerar este tipo de veículo numa premiação como esta, num país que é tão difícil a pluralidade de vozes na comunicação. Então para termos uma democracia mais firme, ter uma democracia no Brasil, que a gente não tem, precisa de uma imprensa com a pluralidade de opiniões e de vozes.”
DIRETORA OU EDITORA DE REDAÇÃO: Carla Jimenez – El País Américas Brasil
“Quero agradecer e dizer que é a primeira vez que ganho este premio. Dedico o premio à toda a minha redação que, felizmente, somos mais mulheres do que homens, na verdade, apenas chefes mulheres, muito obrigada”
ÂNCORA DE TV: Maria Beltrão – GloboNews
Maria Beltrão não pode estar presente mas enviou um vídeo agradecendo ao premio
REPÓRTER INVESTIGATIVA: Thais Nunes – SBT
“Primeiramente é uma honra imensa receber este premio que é tão importante e valoriza o trabalho das jornalistas mulheres. Além disso, é uma conquista pessoal e a realização de um sonho. Eu sou repórter de segurança publica, direitos humanos e justiça. Já enfrentei muitas dificuldades nesses anos de carreira e vou enfrentar outras tantas mais, já que a área que eu cubro é extremamente masculina e portanto, muito machista. Porém, eu acredito que a melhor maneira de combater o machismo é ocupar espaços. E isso, todas as mulheres incríveis que estão aqui, fazem muito bem. Óbvio que estas dificuldades todas para exercer um bom jornalismo, um jornalismo que eu acredito, não dá pra enfrentar sozinha. E eu tenho pessoas muitos especiais ao meu lado.”
COLUNISTA DE JORNAL OU REVISTA: Djamila Ribeiro – Carta Capital
” Agradeço ao portal Imprensa pelo premio e todas as pessoas que votaram. Eu sou um peixe fora d’agua pois eu não me formei em jornalismo, embora tenha estudado 3 anos de jornalismo, depois achei que não era o caminho para mim. Sou formada em Filosofia. Mas comecei a escrever em 2013 em um site chamado Blogueiras Negras, um site super importante e que visibiliza as vozes de muitas mulheres negras. Em 2014 eu recebi um convite da Carta Capital para escrever num blog chamado Escritório Feminista e depois, em 2015 eu me tornei colunista do site e no ano passado também escrevi na versão imprensa da Carta Capital, sempre falando de temas que eu acho que são importantes para a sociedade, com muita coragem, recebendo alguns processos por colocar o dedo na ferida. Dedico este premio à todas as mulheres negras do Brasil. A gente sabe que por mais que a gente queira ser o que a gente quiser, tem várias estruturas impedindo que a gente seja. Mas eu acredito neste poder simbólico de hoje. Eu espero que meninas da idade da minha filha, de 13 anos, consigam entender que a gente tem outras possibilidades de existência, além destas que a sociedade insistem em nos manter. Muito obrigada”
ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO AGENCIA: Graziela Guardiola – Precisa Assessoria de Comunicação
A jornalista subiu ao palco dizendo que estava muito emocionada com o recebimento do premio, que era seu primeiro. Levou seu discurso impresso que contou um pouco da sua trajetória. No final, agradeceu por após 15 anos poder contar a sua própria história.
REPÓRTER DE RADIO: Basilia Rodrigues – CBN
Abriu o discurso agradecendo à todos, dizendo que estava muito feliz com o recebimento do premio e que por isso, havia trazido sua melhor amiga, sua mãe. Citou o trecho de uma musica” Vocês não sabem o quanto eu caminhei pra chegar até aqui” como trecho emblemática e inevitável para seu discurso: E é difícil esta caminhada porque eu ouvi tantos não. Este premio vem ai coroar 10 anos de carreira que é pouco, diante de outras profissionais muito mais experientes e melhores do que eu, mas eu espero que seja um ponto de partida destes 10 anos. Que dificuldades superadas até aqui não sejam empecilho, porque estão superadas. Agora eu inicio um novo ciclo na minha profissão. Eu sempre quis trazer o melhor para minha profissão e para meus ouvintes. Que este premio sirva de estimulo para outras profissionais, não só no jornalismo, se sentirem mais autoconfiantes por serem mulheres e vencerem um leão a cada dia. Me despeço agradecendo a vocês, minha mãe e minha avó.
JORNALISTA REVELAÇÃO NA WEB – Nathalia Arcuri – Canal Me Poupe!
Não pôde comparecer mas mandou um vídeo e uma representante que destacou a felicidade de ter uma mulher falando de economia e tendo um destaque. O que mostra que todas as mulheres merecem reconhecimento cada vez mais.
MELHOR REPORTAGEM ESPECIAL OU SÉRIE COM TEMÁTICA SOBRE MULHERES: Caminhos da Reportagem – TV Brasil
Flavia Peixoto junto com as colegas Poliani Marques e a Editora de texto Suzana Guimarães recebeu o Premio em nome da equipe da revista Imprensa.
REPÓRTER DE TELEJORNAL: Andréia Sadi – GloboNews
Novamente no palco a Vera Magalhães para receber o premio da sua colega que não pôde comparecer: “Tenho a honra de ter Andréia como uma filha no jornalismo,, é pra poucos ser a melhor repórter de tv do Brasil, é a melhor respórter masculina e feminina do Brasil.”
REPÓRTER OU COMENTARISTA ESPORTIVA: Renata Fan – TV Band
“Eu acho que o mais importante na vida é ser feliz. Não é provar nada para ninguém, não é simplesmente querer discutir por discutir, se posicionar por se posicionar. O mais importante é acordar todo dia e sentir que você é proativa, que você é uma pessoa que se olha no espelho e tem energia, tem força de vontade, ajuda as pessoas.”
CORRESPONDENTE: Sonia Blota – TV Band
Fotos: Ivete Drozdowski – https://www.instagram.com/drozdowski_photos/
Nenhum Comentário