Mulher & Maternidade

Qual é a diferença entre nanismo e acondroplasia?

19 de fevereiro de 2018

Muitos sabem o que é nanismo, mas poucas pessoas sabem o que é a acondroplasia. Vamos entender: a acondroplasia é uma forma de nanismo. O que isso significa?

O nanismo se caracteriza pelo comprometimento da estatura final das pessoas, que fica pelo menos 20% abaixo dos valores definidos como adequados para a idade e sexo.

A acondroplasia é a principal causa de nanismo desproporcional, ou seja, um tipo de nanismo com algumas características específicas. Os ossos longos das pessoas não conseguem crescer. Isso faz com que os membros superiores e inferiores, isto é, braços e pernas fiquem mais curtos. As mãos são proporcionalmente menores, a cabeça é maior e o tórax é normal. Por isso as pessoas acondroplásicas tem uma estrutura corporal característica, quando comparadas às pessoas com estatura média. Os homens e mulheres acondroplásicos tem a estatura aproximada de 1,29 m e 1,20 m, respectivamente.

A chance de nascer um bebê com acondroplasia é de 1 para 25.000 nascimentos, portanto considerada rara, afetando aproximadamente 250.000 pessoas em todo o mundo.

Importante saber que a capacidade intelectual das pessoas com acondroplasia é absolutamente normal. Não há nenhum limite de inteligência.

As pessoas com acondroplasia tem um gene específico para tal, que foi herdado de um dos pais igualmente acondroplásicos ou de pais com estatura média, como consequência de uma mutação ao acaso chamada mutação “de novo” ou nova.

O ator Peter Dinklage sofre de acondroplasia

Texto extraído na integra do site da Dra. Ana Escobar. Cliquei aqui e saiba mais

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

❣ Tem um site? Escolha um de seus últimos posts para aparecer após seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: