Mulher & Maternidade

A importância da hidratação na gravidez

2 de maio de 2020

A água tem papel essencial no desenvolvimento do feto, e só esse fato já mostra o tamanho da importância da hidratação na gravidez. Mas não é só para o bebê que é importante, a água pode ajudar a diminuir alguns problemas que a maioria das gestantes enfrentam, como o inchaço e a prisão de ventre.

gravidez

Nesse artigo queremos te mostrar qual a recomendação diária, os benefícios de ter uma boa hidratação, além de algumas técnicas para te ajudar a consumir mais água.

Recomendação diária

Para gestantes é recomendado ingerir, no mínimo, 2,3 litros de água por dia, segundo a Agência Europeia de Segurança Alimentar. Além disso, é fundamental que o consumo seja feito regularmente, ou seja, o intervalo entre um copo e outro, não deve ser maior do que 5 horas.

Algumas pessoas só bebem água quando sentem sede, entretanto o ideal é que esse consumo seja frequente para evitar a sede, principalmente para gestantes. Porque a sede é um sinal de que seu corpo já está sofrendo de desidratação, por isso tenha cuidado.

Benefícios da hidratação na gravidez

Consumir a recomendação diária de água traz inúmeros benefícios para mãe e o bebê. Então veja agora os principais benefícios de incorporar e manter esse hábito em sua vida. 

  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Auxilia na formação do líquido amniótico, ajudando no desenvolvimento do bebê;
  • Ajuda no transporte de nutrientes para o corpo, e na eliminação de toxinas;
  • Regula o funcionamento dos rins, reduzindo o risco do aparecimento de pedras;
  • Reduz o inchaço, pois diminui a retenção de líquidos;
  • Melhora o aspecto da pele e cabelos.

A maioria desses benefícios são para todos e não só para as gestantes, por isso é importante manter esse hábito mesmo após a gravidez. A seguir daremos algumas dicas de como consumir a quantidade adequada de água no dia a dia.

Como manter a hidratação na gravidez?

Se você não tem o hábito de beber a quantidade de água recomendada diariamente, essa mudança pode ser um pouco complicada. Porém com alguma ajuda o processo fica mais fácil.

Uma sugestão é utilizar a ajuda do seu celular, existem diversos aplicativos que ajudam a criar esse hábito. Baixe um aplicativo que irá te lembrar quando se hidratar e registre tudo no app, assim no final do dia, você saberá a quantidade que bebeu e se conseguiu bater a meta.

Além dessa ideia, reutilize ou compre garrafinhas de água e mantenha sempre uma por perto para facilitar e não ter desculpas para não manter a hidratação.

Inclua na sua dieta alimentos ricos em água, como frutas, legumes e sucos, porém não é para substituir o consumo de água por esses alimentos, mas aliá-los ao consumo adequado de água.

Nos dias mais quentes o uso de isotônicos na gravidez pode ser uma alternativa para evitar a desidratação, no entanto, essas bebidas tendem a fornecer maiores quantidades de carboidratos e eletrólitos.

De acordo com alguns especialistas, o sugerido é beber líquidos alternando água, sucos, leite e esporadicamente alguma bebida isotônica.

Por fim, a hidratação na gestação é muito importante para que o feto tenha um desenvolvimento saudável e para que a mãe passe por essa fase com saúde e disposição.

Então, faça todo o possível para seguir a recomendação diária para evitar problemas para sua saúde e do seu bebê.

Leia também

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!

%d blogueiros gostam disto: