Mulher & Maternidade

Meu filho repetiu de ano, e agora? Saiba como lidar e o que fazer caso isso aconteça

12 de dezembro de 2019

reprovação

A notícia de uma reprovação escolar decepciona e pode desestruturar tanto pais, como os próprios alunos. Porém, ela pode ser mais comum do que se imagina. Segundo a Unicef, em uma pesquisa divulgada recentemente, cerca de 3,5 milhões de alunos reprovaram ou abandonam a escola em 2018. Mas o que fazer quando isso acontece dentro da sua própria casa, com seus filhos?

Segundo a pedagoga Marizane Piergentile, diretora da Rede Adventista da região do ABC e Baixada Santista, saber como reagir e analisar friamente a situação pode fazer toda a diferença para o desempenho acadêmico do seu filho no próximo ano letivo. ”É muito importante lembrar que uma reprovação não vem do dia para a noite, esse é um resultado final de atividades realizadas durante o ano todo”, esclarece. E o que pode ter levado a ele?

Para a pedagoga os motivos de uma reprovação podem ser inúmeros. “Os pais devem apurar se realmente houve um esforço por parte do aluno, que mesmo assim não conseguiu um bom resultado”, diz. Nesse caso, a reprovação é sinal de que há uma incompatibilidade entre escola e aluno, a sugestão é mudar a instituição. Se a razão for falta de dedicação, os pais precisam mostrar aos filhos que é necessário arcar com essa decisão.

“No caso de falta de empenho, a família não deve tentar reverter a reprovação. O fato de fazer com que o aluno encare de frente a consequência de suas ações fará diferença na educação e no amadurecimento dele”, afirma Marizane.

Além disso, buscar um terceiro culpado ou isentar o aluno de sua responsabilidade não é uma opção. ”A situação de repetência é crítica e em sua maioria irreversível, não fique remoendo o que aconteceu no passado ou onde poderia ser diferente. Encare o problema de frente e encoraje o seu filho a fazer o mesmo”, finaliza.

Seja mudando de escola, procurar uma professora particular ou apenas lidando com a irresponsabilidade, converse com o seu filho e resolva qualquer desentendimento antes do início do novo ano letivo.

Gostou?

Leia também nossa matéria: Como deve ser a inclusão escolar de crianças autistas

 

You Might Also Like

1 Comentário

  • Responder gate io vip 1 olmak 21 de maio de 2023 em 07:28

    I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!

  • Comente! Sua opinião é muito importante!