Reflexões

Nossos preconceitos…

2 de julho de 2015

Você já parou para pensar nos preconceitos que carrega?

Chicks wearing graduation caps

Você já se pegou refletindo sobre os preconceitos que carrega consigo? Eu sempre faço essa reflexão sobre os meus, pois é uma característica humana que é difícil de evitar. Na verdade, todos nós temos nossos próprios preconceitos, mas o que faz a diferença é o que fazemos com eles.

Preconceito, como definido pelos dicionários, é um conceito pré-concebido e sem fundamento real. Porém, algumas pessoas tendem a rotular como preconceito até mesmo quando se trata apenas de uma questão de opinião ou gosto divergente. Não gostar de algo não significa ser preconceituoso, mas sim uma questão de preferência pessoal. Às vezes, vamos acumulando impressões negativas ao longo da vida que se confundem com preconceito. Eu mesma tenho a mania de tentar decifrar as pessoas por suas atitudes e gestos, mas sei que muitas vezes minhas impressões estão erradas. Apesar disso, considero que tenho uma mente bem evoluída.

ARARAS
Fonte: www.edu-cacao.blogspot.com.br/2012/05/relacoes-sociais-de-genero-e.html

Porém, o motivo deste texto é que tenho observado algo em meu cotidiano que se repete todos os dias. Tomo café da manhã quase todos os dias no mesmo lugar e horário. Lá, chega diariamente um rapaz que compra 2 fatias de mortadela, 2 de queijo e 1 pão francês e sai. Esse rapaz tem um estilo bastante próprio, digamos assim. Uma aparência nada convencional que, à primeira vista, pode assustar. Confesso que na primeira vez que o vi, tive uma péssima impressão. Meus pensamentos me levaram para o pior lado da minha imaginação. E notei que muitas pessoas que estavam ali também tiveram essa sensação de desconforto, a julgar por suas expressões faciais.

Com o passar dos dias, acompanhando essa rotina de 2 fatias de mortadela, 2 de queijo e 1 pão francês, fui me acostumando com o estilo do rapaz e percebi que aquela imagem já não me causava espanto nem desconforto. Mas para as pessoas que o viam pela primeira vez, a cena se repetia: olhavam super desconfiadas e até com medo. E foi nesse momento que me dei conta de que não gostava desse comportamento em mim, de tirar conclusões precipitadas sobre as pessoas. Essa atitude é muito ruim, pois me priva de conhecer pessoas interessantes simplesmente pelo fato de eu ter construído uma imagem equivocada. É meio que tirar a chance da pessoa de se mostrar, e eu, que sempre fui contra tirar a chance de alguém, não podia cometer esse erro. Acho que todo mundo deveria ter chances nesta vida: chances de ser rico, chances de ter um ótimo emprego, chances de ser feliz… Por isso, me peguei pensando em meus filhos e no quanto gostaria que eles pensassem de outra forma.

É normal estranhar algo diferente, mas nas crianças, temos a oportunidade de educá-las para que elas sejam abertas às diversidades. Uma forma de fazer isso é promovendo o convívio com crianças de grupos diferentes, de outras classes

“Bilhete futuro para meus filhos”:

11224221_10205578479516315_7790070611770553859_n

#preconceito #diversidade #tolerancia #aceitacao #educacao #empatia #igualdade #convivencia #respeito #inclusao #reflexao #desenvolvimentopessoal

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente! Sua opinião é muito importante!